Caros camaradas:

A direção do Partido Comunista da Alemanha transmite ao Congresso de vosso Partido sua cordial saudação fraternal e combativa.

Sustentais uma luta tenaz contra os intentos do imperialismo dos Estados Unidos no sentido de privar vosso país da independência, de impor-lhe o sistema do macartismo e convertê-lo em colónia dos imperialistas norte-americanos. Observamos com muita simpatia a intrépida luta dos operários, camponeses e intelectuais dos países latino-americanos pela independência e manutenção da paz.

A população da Alemanha Ocidental também luta por seu direito à autodeterminação nacional, luta contra o mesmo inimigo — o agressivo imperialismo dos Estados Unidos. A política de escravização dos povos, por parte do imperialismo dos Estados Unidos, sofreu uma derrota em Genebra. As forças da paz e da cooperação internacional resultaram mais fortes e conseguiram uma vitória.

Inspirados neste mesmo espírito de luta comum pela paz e pela independência, desejamos ao vosso Congresso pleno êxito e o saudamos com sentimento de solidariedade fraternal.

Pela Direção do Partido Comunista da Alemanha

Rische