Os economistas e professores Paul Krugman (Princeton) e Richard Layard (LSE) lançaram um manifesto onde defendem que as políticas adoptadas nas economias desenvolvidas estão a contribuir para um aprofundamento da recessão e tal é explicado por uma repetição de erros do passado. O documento urge todos os que consideram que a actual estratégia está excessivamente concentrada na austeridade a assinarem e defenderem publicamente “uma abordagem mais saudável”.

“Mais de quatro anos depois da crise financeira começar, as principais economias avançadas continuam profundamente deprimidas, um cenário demasiado reminiscente dos anos de 1930. E a razão é simples: estamos a basear-nos nas mesmas ideias que conduziram a política nos anos 1930. Estas ideias, há muito refutadas, envolvem erros profundos sobre as causas da crise, a sua natureza e a resposta adequada”, lê-se no início do “Manifesto for Economic Sense”.

O documento segue depois defendendo que as causas da actual crise não residem no excesso endividamento público, mas sim no rebentar de uma bolha de crédito de grande dimensão que está a afectou profundamente a procura nas principais economias avançadas. Para a combater a austeridade não pode ser a solução, dizem.

Os dois economistas terminam escrevendo: “As melhores políticas vão diferir entre países e precisam de debate detalhado. Mas têm de estar baseadas na análise correcta do problema. Por isso incitamos todos os economistas e outros que concordam com as linhas gerais deste manifesto para registarem o seu acordo em e a defendenrem publicamente uma abordagem mais saudável”.

___________

Fonte: Jornal de Negócios