Segundo projeção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a taxa de desemprego entre 18 e 24 anos de idade vai subir de 12,6% para 12,7% este ano. Com isso, haverá cerca de 75 milhões de jovens desempregados no mundo.

Ainda de acordo com a OIT, a taxa permanecerá nesse patamar, pelo menos, durante os próximos quatro anos. Os dados são citados pela agência Latino-Americana de Notícias.

“Desencorajados pelos elevados indicadores de desemprego, muitos jovens têm desistido da busca de trabalho ou têm decidido a postergá-la e permanecem no sistema educacional. Se o indicador de desemprego adequar-se a fim de incluir essa postergação por causa da crise econômica, então, aumentará de 12,6% para 13,6%, com 6,4 milhões de jovens no mundo inteiro – particularmente, na União Européia – terem abandonado a busca”, destaca o relatório anual da organização.

A OIT observa que com a crise foi interrompida a gradual queda do desemprego que fora registrada no período de 2002 a 2007. O auge da crise, em 2009, praticamente zerou a queda dos anos anteriores. Em nível internacional, o indicador de desemprego de jovens com idade entre 18 e 24 anos permanece um ponto percentual acima dos níveis de 2007.

Apesar das diferenças por região, o desemprego é um problema preocupante, com consequências ainda na evolução ocupacional e dos salários.

A OIT destaca ainda que, “as pressões sobre os indivíduos que continuam buscando trabalho sofrerão maior tensão, quando aqueles que retardam sua integração ao mercado de trabalho reiniciarem a busca”.

 

Fonte: Monitor Mercantil