Leia também:

Fórum Social Temático debate crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental

DEBATE: Ideias para o Brasil avançar!

Renato Rabelo, presidente do PCdoB e Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo, se encontram em Porto Alegre para debater os rumos da nova etapa que o país atravessa, visando aprofundar as transformações exigidas pelo povo brasileiro. O ano de 2014 será palco de grandes lutas políticas e sociais em torno dos rumos do país. Ou o Brasil prossegue no caminho aberto pelas forças progressistas, em 2003, do desenvolvimento econômico e do progresso social, da ampliação da democracia e da afirmação da soberania, ou retrocederá sob o comando das forças conservadoras.

Este evento será a oportunidade para os militantes dos movimento sociais aprofundarem as reflexões sobre os caminhos para o Brasil avançar, as reformas necessárias, após as conquistas de uma década de governos democráticos e progressistas. O debate é promovido pelas Fundações Maurício Grabois e Perseu Abramo, visando contribuir com as discussões que ocorrerão durante o Fórum Social Temático 2014: crise capitalista, democracia, justiça social e ambiental.

Local Câmara de Vereadores, auditório Otavio Rocha, dia 24 de janeiro (sexta-feira), a partir das 14 horas.

AGENDA COMUNISTA

Durante os eventos, haverá o lançamento do livro Alma em Fogo, com memórias de Aldo Arantes, assim como do livro A Grande Crise Capitalista Global 2007-2013: gênese, conexões e tendências, organizado por Sérgio Barroso.

No dia 23, quinta-feira, às 9h, ocorre atividade organizada pela Fundação Maurício Grabois e pela Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Será um debate e lançamento do livro ” A grande crise capitalista global 2007-2013: gênese, conexões e tendências”, com participação de Aloísio Barroso (organizador do livro), do economista da CTB-RS, Pedro Dutra, o representante do Instituto Lula, o ex-ministro Luiz Dulci, e convidados internacionais. O evento ocorrerá na Usina do Gasômetro, no âmbito das atividades oficiais do FST.

No dia 25, sábado, às 9h, o camarada Aldo Arantes participa de debate sobre o tema: Justiça Social e Ambiental, ainda sem local definido. Arantes é autor do livro de memórias Alma em Fogo, que deverá ter lançamento na ocasião.

A camarada Socorro Gomes, presidente do Conselho Mundial da Paz, é convidada do debate sobre a Luta contra o imperialismo e a Solidariedade internacional, ainda sem data e local definidos. O secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu, também participa de atividade sobre a crise capitalista.

Entidades dos movimentos sociais com forte participação comunista também priorizam a participação na Marcha de Abertura e na Assembleia de Movimentos, que ocorre ao final dos encontros. Devem mobilizar-se ainda para eventual atividade que ocorra com a presença da presidenta Dilma Rousseff.