No dia 25 de março às 18 horas, em meio às comemorações dos 92 anos do Partido Comunista do Brasil, será lançado em Salvador (BA) o livro  “Semeador de liberdade: Wilson Furtado, vida e luta” de autoria do vereador comunista Everaldo Augusto. O evento ocorrerá no auditório Mastaba da  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Bahia – Federação.

A obra, publicada pelas edições Alba e Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, é um relato contextualizado sobre a vida de um militante comunista que, a partir da década de 50, inicia sua trajetória política nas lutas operárias da cidade de São Paulo. Durante a cisão dos comunistas brasileiros em 1962, ele permanece no PC do Brasil, ao lado de seu camarada Ângelo Arroyo. 

Aquele contexto, afirma Everaldo Augusto, “o transformam num quadro do Partido e, nesta condição, foi  deslocado para os cerrados da região central do Brasil, junto com outros militantes. A tarefa principal do grupo era organizar uma base de apoio à Guerrilha do Araguaia no Oeste baiano”.

O fim da Guerrilha e a repressão da ditadura provocaram a dispersão daquela base e fizeram com que ele perdesse contato com o partido. “Dez anos depois, continua o Everaldo, Wilson reapareceu, organizando a luta contra a grilagem e pela reforma agrária no Rio Corrente. A partir de então ele se reincorpora ao PCdoB e passa na ser o principal responsável pela organização partidária na zona rural e no movimento sindical dos camponeses da Bahia”. Wilson Furtado morreu em 2007.

A partir da pesquisa e de depoimentos de antigos militantes, a obra revela as qualidades políticas e pessoais de Wilson Furtado e também resgata a memória das lutas dos trabalhadores rurais sob difíceis condições da falta de liberdade que imperava no país durante a ditadura militar.

Estão previstos ainda lançamentos em Correntina, cidade baiana na qual Wilson Furtado viveu boa parte da sua vida, e na Federação dos Agricultores da Bahia (FETAG-BA).

A aquisição do livro pode ser feita através de solicitações no endereço eletrônico do autor: [email protected]

SOBRE O AUTOR:

Everaldo Augusto é Mestre em Literatura Brasileira pela UFBa, professor, escritor e poeta com diversas publicações. A presente obra é parte da história da luta dos trabalhadores baianos, no qual Everaldo ocupou cargos de relevância como presidente do Sindicato e da Federação dos Bancários da Bahia, presidente da CUT Bahia e membro das direções nacionais da CUT e da CTB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil. Atualmente é vereador do PCdoB em Salvador.