Logo em seguida a essa interrupção, durante a sessão ordinária da Câmara, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), protestava da tribuna contra a atitude dos dois e foi advertida de forma brusca pelo secretário.

Vanessa Grazziotin considerou o fato um desrespeito e acrescentou que, segundo os jornais, o episódio tem uma explicação: pressão pela CPI mista da Petrobrás.

Segundo informações publicadas na imprensa, para ganhar um dia no prazo para indicação de nomes, deputados da base do governo tentaram prolongar a sessão solene, o que inviabilizaria a sessão ordinária da Câmara e que contaria no prazo para instalação da CPI mista.

Mas Vanessa Grazziotin atribui essa explicação a um “delírio da oposição”, pois a sessão em homenagem à Coluna Prestes estava prevista muito antes de surgirem as notícias da CPI da Petrobras.

– Alguém pensar que a sessão solene solicitada em fevereiro deste ano estava sendo utilizada para atrasar é alguém que não tem o menor respeito pelo Brasil, é alguém que pensa tão pequeno e alguém que não tem o menor respeito com a memória do povo brasileiro, com a luta do povo brasileiro em favor da democracia – afirmou a senadora.

Em seguida, Vanessa Grazziotin homenageou a Coluna Prestes e, além de destacar a importância do idealizador, Luís Carlos Prestes, também enalteceu a presença de mulheres na Coluna, que percorreu o país há 90 anos em favor do voto secreto, do ensino público a todos e contra a República Velha.

Agência Senado