Integrantes da UJS participam do CPS Integrantes da UJS participam do CPS   A Seção Pernambuco da Escola tem investido também na preparação dos formadores responsáveis pela aplicação dos cursos. Em abril, a escola coordenada pelo camarada Nilson Vellazquez realizou seminário de formação dos formadores que vão atuar em 42 bases do partido em Olinda.

No último sábado (25), o CPS aconteceu no Comitê do partido em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, e no domingo, na sede do Comitê Estadual, no Recife, reunindo jovens integrantes da UJS, inclusive, com a filiação de novos comunistas. Também foram realizados CPSs em Glória do Goitá, na Zona da Mata do estado; e nas bases da Guabiraba e do Alto Santa Terezinha, no Recife.

“A formação de quadros é fundamental para a construção partidária, por isso nosso foco hoje é trabalhar com a questão da escola”, ressalta Nilson Vellazquez. Outra preocupação de Nilson é formar um quadro qualificado de professores. “É nossa intenção oferecer a esse corpo de professores a oportunidade de se atualizar, de se formar continuamente e oportunizar aos que tem interesse de fazer dessa seara um ambiente interessante para sua militância e querem contribuir com a formação no estado a possibilidade de fazer parte desse ambiente de formação”, disse.

Assim como em nível nacional, em Pernambuco a escola funcionará com cinco núcleos temáticos de ensino e pesquisa: Filosofia; Estado e Classes; Economia Política e Desenvolvimento; Socialismo; e Partido. Cada núcleo terá um coordenador, professores e monitores, “que deverão se reunir regularmente a fim de atualizar seus estudos, organizar atividades, pesquisas etc.”.

A proposta é que sejam oferecidos o CPS, o CIM (Nível I) e o curso do Nível II. Os cursos de Nível III e os Estudos Avançados serão ministrados em São Paulo. Os cursos devem contemplar, inicialmente, filiados e militantes do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, na Região Metropolitana, e cidades do interior mais próximas da ca