A afirmação do ministro Hiromichi Matsushima, foi seguida da manifestação do governo japonês em investir em infraestrutura nessa área. Para reforçar o interesse dos empresários japoneses, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, destacou que “o agronegócio do Tocantins é competitivo e audacioso. Essa não é uma informação sem fundamentos”.

Na ocasião, o governador apresentou dados sobre o potencial do estado que favorecem investimentos na produção de grãos. “Do potencial hídrico da região do Matopiba, 42% encontra-se no Tocantins”, destacou Marcelo Miranda, explicando que o Estado conta com cerca de 4,5 milhões de hectares de áreas irrigáveis e capacidade considerável de aumentar a sua produção, sem comprometer a oferta de água para as culturas existentes.

Logística

O governador lembrou ainda que o Estado já dispõe de uma infraestrutura logística capaz de favorecer o escoamento da produção com as menores distâncias, por meio dos portos de Itaqui e Vila do Conde, ambos no Estado do Maranhão. “Essas plataformas proporcionam muito mais economia no escoamento da nossa produção, por meio dos portos maranhenses, com relação ao porto de Santos, em São Paulo”, lembrou.

Incentivos

Outro fator que privilegia o Tocantins, lembrado por Marcelo Miranda, é o fato de o Estado ser o único do Matopiba a fazer parte da região amazônica, o que, segundo o governador, permite incentivos fiscais por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

A ministra Kátia Abreu fez uma explanação sobre o Matopiba e mostrou aos japoneses o potencial da região. Ela assegurou que a região acima do Paralelo 16 responde por grande parte da produção do Brasil. “Em 20 anos, essa região teve um crescimento de 473%, mas ainda não tem o mesmo reconhecimento das regiões Sul e Sudeste”, disse.

A ministra elencou o potencial hídrico da região e falou que os rios Tocantins e Araguaia serão fundamentais para alavancar o transporte hidroviário, barateando o custo do escoamento da produção até os portos de Itaqui e Vila do Conde. Na ocasião, ela lembrou que os japoneses foram fundamentais na implantação da infraestrutura do Tocantins, desde o início do Estado. “Os japoneses foram fundamentais para o desenvolvimento do Tocantins, com a implantação de rodovias, energia rural e do Prodecer, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão [Jica]”, afirmou Kátia Abreu.

Declaração de Palmas

Durante o evento, os gestores dos estados que integram a região do Matopiba e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, assinaram a Declaração de Palmas, que visa buscar meios de incentivar investimentos em atividades agropecuárias e, automaticamente, o desenvolvimento socioeconômico na região.

O Seminário

O Seminário Brasil-Japão é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o objetivo de apresentar para os executivos de empresas japonesas, com atuação no Brasil e em fundos de investimentos japoneses, as oportunidades oferecidas pelo agronegócio na região de predominância do Matopiba.

Matopiba

A região do Matopiba integra áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O território é formado basicamente por áreas de Cerrado, com grande potencial para produção agropecuária e florestal, o que permite políticas públicas e privadas, de forma integrada, para os seus diversos integrantes. A região conta com 33,9 milhões de hectares de terras disponíveis para a atividade produtiva e mais de 25 milhões de habitantes. Atualmente, a região do Matopiba participa com 10% da produção de grãos do Brasil.

Presenças

O evento, promovido pelo Mapa, foi realizado na manhã desta segunda-feira, 29, no auditório Cuica, da Universidade Federal do Tocantins. Entre os presentes estavam, o embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda; o vice-ministro de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Hiromichi Matsushima; além dos governadores do Piauí, Wellington Dias; do Maranhão, Flávio Dino; e do vice-governador da Bahia, João Leão; empresários japoneses, a primeira-dama do Tocantins, deputada federal Dulce Miranda, a vice-governadora Claudia Lelis e outras autoridades.

_____

Fonte: Surgiu