Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Entrevista com Elias Jabbour, vencedor do Prêmio chinês de melhor livro de 2022

20 de outubro de 2022
Elias Jabbour

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ e membro do Comitê Central do PCdoB, Elias Jabbour é o vencedor do Special Book Award of China 2022.

Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ e membro do Comitê Central do PCdoB, Elias Jabbour é o vencedor do Special Book Award of China 2022.

Autor de “China: O socialismo do século XXI”, publicado em parceria com o economista italiano Alberto Gabriele, o professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ e membro do Comitê Central do PCdoB, Elias Jabbour, foi anunciado nesta quarta-feira (19/10) como vencedor do Special Book Award of China 2022, principal prêmio de literatura da China.

Em entrevista exclusiva para o portal da Fundação Maurício Grabois, Jabbour explica o significado da premiação: “É um prêmio para o marxismo brasileiro”. A entrevista foi realizada por Theófilo Rodrigues.

Elias, em primeiro lugar, parabéns! Te conheço há cerca de vinte anos e sei bem do seu empenho em investigar o socialismo chinês de modo científico. Como você está se sentindo com a notícia? O que significa para você ganhar esse prêmio?

Elias Jabbour: Primeiro que a ficha não caiu. Se olhar no conjunto, é muito difícil algum trabalho nas ciências sociais brasileiras receber um prêmio internacional como esse. É um prêmio em que um país com mais de 1 bilhão de habitantes, que é o que mais cresce no mundo, escolhe um estrangeiro entre outros 200, para ganhar. E é a primeira vez que escolhem um livro de economia política. Os outros foram traduções. Então é um prêmio de grande dimensão. Além disso, é um prêmio para o marxismo brasileiro. Pois o que fiz no livro foi aplicar o Rangel [Ignácio Rangel, 1914-1994, economista marxista brasileiro] para entender a realidade chinesa. E é uma vitória da Fundação Maurício Grabois, que esteve sempre por trás de tudo isso. As pessoas na China que conhecem a história por trás desse prêmio falam que é algo muito significativo para eles. Então estou muito feliz, mas ainda não caiu a ficha. Essa que é a verdade.

O livro tem sido um grande fenômeno editorial, sempre na lista dos mais vendidos. Na sua opinião, qual a razão de tanto sucesso?

Elias Jabbour: Em certa medida, as pessoas estão procurando leituras alternativas sobre a China. Mesmo os acadêmicos. Existem interpretações de economistas neoclássicos de que a China seria capitalista. Essas leituras ficam variando entre livre mercado e capitalismo de Estado. Uma falta de sintonia entre teoria e história, entre sujeito e objeto. O que leva a leituras equivocadas sobre a China, leituras muito de senso comum, mesmo na Academia. Então acho que o sucesso editorial do livro se deve ao trabalho incessante nosso de promoção do livro. Mas também ao fato de ter China e socialismo na capa do livro e de reunir teoria e empiria. Há uma curiosidade sobre a China que alimenta todo esse sucesso. Além disso, trata-se de um livro totalmente alternativo às leituras convencionais de esquerda e de direita sobre a China. Acho que as leituras ortodoxas e heterodoxas não explicam mais a China. Acho que temos que criar uma teoria nova para entender aquilo. Esse é o desafio do livro. E isso é o que desperta tanto interesse nele.

Um dos grandes méritos do livro é apresentar para o grande público, de forma didática, as bases do socialismo chinês. O que diferencia esse socialismo chinês do século XXI daquele experimentado pela URSS no século XX?

Elias Jabbour: Acho que a China inaugura uma outra tipologia de formações econômicas sociais com as reformas econômicas de 1978, quando o socialismo chinês acaba se reinventando através de instrumentos de mercado. Com isso ela acaba se reencontrando com seu passado milenar, comercial e vigoroso, gerando crescimento econômico novamente virtuoso. A URSS não teve essa possibilidade. A URSS era uma economia de guerra completamente. Uma economia cujos desafios externos colocavam várias restrições ao crescimento econômico soviético. Ela teve que construir uma economia toda voltada para a Guerra, iniciada com a guerra. Então tem desde questões que envolvem empresas estatais que foram se tornando ineficientes com o passar do tempo, até a falta de um sistema de inovação tecnológica que fosse capaz de enfrentar o desafio que os próprios soviéticos colocaram da revolução técnico cientifica a partir da década de 1970. Então as respostas que a URSS não conseguiu encontrar para suas questões, a China conseguiu. Mas para isso a China contou com uma classe política de alto nível, a começar por Deng Xiaoping, que a URSS não teve. A URSS acabou governada por Yeltsin e Gorbatchov. Mas eu não acho que a URSS seja uma derrota, uma experiência que deva ser esquecida. Acho que foi uma experiência vitoriosa, na medida em que permite a ascensão chinesa. Há uma continuidade e ruptura que não podemos negligenciar.

Você faz parte de uma corrente teórica, o marxismo-leninismo, que tem pouca entrada na academia Ocidental. Outras escolas marxistas como a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, o estruturalismo francês de Althusser e Poulantzas ou o marxismo Ocidental de Gramsci tiveram maior repercussão nas universidades. Você acredita que o sucesso do seu livro pode abrir um novo momento para o marxismo-leninismo na academia brasileira?

Elias Jabbour: Eu honestamente não acho que a nossa corrente política terá maior abertura na universidade com meu livro. Acho muito difícil. Pois é muito consolidado no Ocidente a visão da Escola de Frankfurt. Temos que observar que o que chamam de Teoria Crítica, tomar o poder sem tomar o Estado, é parte desse niilismo que tomou conta do Ocidente nas últimas décadas. Então achar que ao falarmos que existe uma experiência no mundo que se diz socialista e que está avançando a passos largos para a construção de uma engenharia social mais avançada do mundo não vai convencer as pessoas a olhar para lá, pois as pessoas no Ocidente são muito influenciadas pelo pensamento positivista, pelo pensamento de Kant, cada um tem uma ideia fixa do que é o socialismo na sua cabeça. Acho que essa batalha em torno da nossa corrente de opinião se tornar prevalente na universidade é de muito longo prazo. O que acho é que nosso livro conseguiu abrir uma cunha na discussão, acabou a hegemonia de um pensamento único sobre a China. Esse é o grande mérito do livro na universidade. No meu caso particular, isso tem a ver com o fato de eu ter conseguido manter uma produção intelectual de alto nível, com publicações em revistas estrangeiras, pois isso faz parte da legitimação de um intelectual na academia.

É importante lembrar que o livro foi escrito por quatro mãos. Como se deu seu encontro com Alberto Gabriele?

Elias Jabbour: Meu encontro com Alberto aconteceu de forma bem interessante, pois eu estava terminando meu doutorado em 2010 e percebi buscando textos na internet que havia um autor italiano falando a mesma coisa que eu, mas do outro lado do mundo. Essa questão do conceito de formação econômica social, que é o conceito de fronteira das ciências humanas e sociais, eu já trabalho desde a iniciação científica, por conta de meu orientador. Então eu fui atrás dele, demorei anos para conseguir o contato, até que consegui, viramos amigos. Virou uma amizade infinita que não tenho como descrever. Alberto Gabriele é um economista da ONU, trinta anos de experiência, que após a aposentadoria mergulhou de cabeça na tentativa de entender a experiência chinesa. Para mim é uma honra imensa tê-lo como coautor, um amigo, um irmão, um pai, ou seja, é muita coisa o que ele significa para mim.

E agora, quais os próximos passos?

Elias Jabbour: O próximo passo é consolidar o conceito de projetamento, como uma forma histórica com a qual o socialismo está presente na China. Ou seja, a razão enquanto instrumento de governo. É buscar consolidar isso para desenvolver melhor em um novo livro. O projetamento rangeliano renasce na China e o prêmio legitima esse conceito. Minhas publicações recentes em revistas também legitimam esse conceito. Já tenho diversos artigos aprovados em revistas nacionais e internacionais que tratam exatamente disso. É por ai que vamos entender o socialismo do século XXI.

Elias Jabbour