Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Tributo ao professor Silvio Costa em Goiânia

18 de março de 2024

Dirigente do PCdoB, Silvio Costa faleceu em 2023

O Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro-GO) e a Fundação Maurício Grabois (FMG) preparam para o próximo dia 19 de março uma atividade em memória do professor Silvio Costa.

O evento acontecerá na Assembleia Legislativa de Goiás e marcará o lançamento da seção estadual Professor Silvio Costa da FMG-GO e da biblioteca Silvio Costa no Sinpro Goiás.

Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) desde 1978, e da Escola Nacional João Amazonas, Silvio Costa faleceu em 2023 vítima de infarto fulminante, aos 69 anos de idade.

Reconhecido intelectual goiano, dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Goiás, Silvio era sociólogo, cientista político e mestre em Filosofia. Ele era casado com a professora Lucia Rincon, da direção nacional do PCdoB, militante do movimento feminista.

Silvio nasceu em Pirenópolis (GO), formou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1977, um ano depois já lecionava na antiga Universidade Católica de Goiás. Silvio atuou ainda nos movimentos sociais e sindicais de Goiás. Foi presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro) nos anos 1980. Sua atuação foi fundamental para as conquistas dos professores e para a carreira docente na PUC-GO.

Veja a programação:

8h30 – Audiência Pública ALEGO (Foco: Professor Silvio Costa na luta pela resistência democrática no Brasil e na construção do PCdoB)

11h – Inauguração da Biblioteca Professor Silvio Costa no Sinpro Goiás (Av. Independência, n. 942, quadra 943, lote 33, Setor Leste Vila Nova, Goiânia – GO)

12h – Almoço de Celebração ao Legado de Silvio Costa (Arroz com Pequi. Mousse de Maracujá)

15h – Assembleia Legislativa – Moção de Aplausos

19h – Debate/Sarau

Aula Inaugural do Curso de História e do Programa de Pós Graduação em História e lançamento da Sessão Estadual Professor Sílvio Costa da Fundação Maurício Grabois em Goiás/FMG.

Mais sobre Silvio Costa:

Silvio Costa, presente!

O comunista toma o céu de assalto

Tags