-
Gesto inacabado
Cecília Almeida Salles*1 de maio de 1997O que estarei aqui discutindo partiu do contato com manuscritos e documentos de natureza diversa de diferentes manifestações artísticas e do desejo de compreender o processo de criação. Sentindo a saturação e as limitações dos estudos de casos isolados, iniciei o movimento em direção à busca por traços gerais do fazer artístico para que as […]
Acesse -
Educação brasileira em tempos neoliberais
Nereide Saviani*1 de maio de 1997O movimento popular e progressista, no Brasil, vem há muito lutando pela democratização do ensino. A educação brasileira limitou-se, ao longo de sua história, a atender aos interesses das elites, visando formar, entre elas, os dirigentes, e tendo-se voltado para o povo apenas nos limites da formação de mão-de-obra e da inculcação ideológica para direcionar […]
Acesse -
A relação trabalho-educação frente ao paradigma pós-fordista da produção
Cássia Damiani*1 de maio de 1997A preocupação principal deste texto é tratar das implicações existentes entre a relação trabalho-educação e as classes sociais, abordando as influências das atuais tendências do mundo do trabalho. Pelo caráter embrionário do texto, não pretendemos esgotar toda amplitude e desdobramentos deste tema, ensejamos porém suscitar um fértil debate sobre algumas de suas determinações. Compreendemos que […]
Acesse