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Tecnologia na ex-União soviética
Olival Freire Jr.1 de maio de 1997O livro deste historiador norte-americano mescla duas questões sem conexão aparente. Segundo o próprio autor "este livro tenta explicar porque a União Soviética falhou em tomar-se um país industrializado moderno. Ele começa com a história da vida de um notável engenheiro russo, Peter Palchinsky, que viu claramente no início da industrialização soviética os equívocos que […]
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Ciência para além do neoliberalismo e do determinismo tecnológico
Edvar Bonotto*1 de maio de 1997Há possibilidade de implementação de novos métodos produtivos a partir da dialética? Esta é uma questão que merece ser desenvolvida, pois é corrente nas academias que a dialética não serviria para as ciências tecnológicas. Ao mesmo tempo são difundidas idéias para reforçar a continuidade do atual modelo capitalista em sua versão neoliberal, a exemplo do […]
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O último vôo do Shturmovick 4065 (Uma fábula russa do ano 1991)
Ricardo Ferreira*1 de maio de 1997O Shturmovick era uma das peças mais admiradas do Museu. Seu diretor, Dr. Anatoly Shumkin, lembrava-se de uma vez em que tivera de chamar os guardas para tirar dois meninos de cerca de dez anos que tinham conseguido se esconder na carlinga do avião. Houve outros episódios semelhantes, mas depois do desaparecimento do Shturmovick o […]
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Gesto inacabado
Cecília Almeida Salles*1 de maio de 1997O que estarei aqui discutindo partiu do contato com manuscritos e documentos de natureza diversa de diferentes manifestações artísticas e do desejo de compreender o processo de criação. Sentindo a saturação e as limitações dos estudos de casos isolados, iniciei o movimento em direção à busca por traços gerais do fazer artístico para que as […]
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Educação brasileira em tempos neoliberais
Nereide Saviani*1 de maio de 1997O movimento popular e progressista, no Brasil, vem há muito lutando pela democratização do ensino. A educação brasileira limitou-se, ao longo de sua história, a atender aos interesses das elites, visando formar, entre elas, os dirigentes, e tendo-se voltado para o povo apenas nos limites da formação de mão-de-obra e da inculcação ideológica para direcionar […]
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A relação trabalho-educação frente ao paradigma pós-fordista da produção
Cássia Damiani*1 de maio de 1997A preocupação principal deste texto é tratar das implicações existentes entre a relação trabalho-educação e as classes sociais, abordando as influências das atuais tendências do mundo do trabalho. Pelo caráter embrionário do texto, não pretendemos esgotar toda amplitude e desdobramentos deste tema, ensejamos porém suscitar um fértil debate sobre algumas de suas determinações. Compreendemos que […]
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A luta Norte-Sul sobre os direitos humanos
Diário do Povo (Beijing)*1 de maio de 1997O surgimento do conceito de direitos humanos é um sinal importante do progresso da humanidade. Durante centenas de anos, os seres humanos vêm perseguindo um sonho: o pleno gozo dos direitos humanos. Embora muitos progressos tenham sido feitos, a luta por melhores condições, em matéria de direitos humanos, nunca termina. Atualmente, os direitos humanos são […]
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Forças Armadas, poder naval e soberania nacional
Aldo Rebelo *1 de maio de 1997Não há uma definição universal para o papel das Forças Armadas. A função e a missão dos aparatos militares sempre estiveram ligadas à natureza e objetivos das sociedades, correntes ou classes sociais que lhes deram origem. A Falange Grega, a Legião Romana, o Exército de Cidadãos de Napoleão Bonaparte, a Wehrmacht de Hitler, o Exército […]
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Caminhos de um autoritarismo civil subalterno
Haroldo Lima*1 de maio de 1997O processo político no Brasil, nos últimos anos, vem acumulando inequívocos pressupostos de um regime político autoritário. O Executivo reduziu o Legislativo a uma assembléia homologatória. Condiciona, fustiga, pauta e desmerece o Judiciário. Pode vir a exercer todo o Poder. A votação em primeiro turno da emenda da reeleição na Câmara e as escolhas subseqüentes […]
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Os apóstolos do passado e os porta-vozes do futuro
José Carlos Ruy*1 de maio de 1997Nos séculos finais do império romano, as multidões germânicas que vinham do norte foram rotuladas de bárbaras, estigma com que ficaram na história. Foram identificadas com o arcaico, o atraso, enquanto Roma era o moderno, o progresso, uma visão que não corresponde à verdade histórica mais profunda. Na verdade, o passado era o império que, […]
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