“Relacionar a educação escolar com a difusão do saber é algo praticamente clássico, não só na linguagem pedagógico-didática, mas nas várias instâncias e esferas da vida das sociedades que contam com essa instituição. Desde as colocações mais simples do senso comum até as mais elaboradas formulações (teóricas, filosóficas, políticas), quando se referem à escola, sempre a concebem como o lugar onde se aprende e se ensina algum tipo de saber, de conhecimento.

O consenso, entretanto, parece parar por aí. Quando se trata de definir qual saber deve a escola difundir, como e a quem, as idéias são as mais variadas, se cruzam, se aproximam, se opõem, avançam, recuam, saem de cena, reaparecem, ostentam-se, dissimulam-se (…) a depender da correlação de forças, conforme as necessidades e exigências impostas pelas circunstâncias e pelos autores em movimento, em conflito”.

Discutir, analisar e levantar elementos que permitam aprofundar as reflexões sobre a escola e seus problemas na atualidade é a proposta da tese de doutorado de Nereide Saviani. A autora é professora, orientadora pedagógica e integrou equipes de elaboração de propostas curriculares – daí a preocupação há certo tempo com o tema. De acordo com Nereide, o trabalho é parte de um longo processo de discussões e tentativas de elaboração, “(…) numa trajetória cujo resgate considero importante para situar o trabalho no âmbito de seus propósitos mais gerais”.