Vândalos modernos na Iugoslávia

“Como assinante da Princípios há vários anos acho que os assuntos tratados por ela são interessantes. Mas quero registrar que gostei muito da última edição, a de número 53, principalmente dos artigos sobre a guerra de agressão da OTAN contra a Iugoslávia e, também, sobre o socialismo chinês e a polêmica sobre o Tibete. Os quatro artigos me pareceram muito oportunos.
Sou da opinião de que a guerra de agressão contra a Iugoslávia deve ser desmascarada. Infelizmente a grande imprensa a serviço do capitalismo internacional dá uma imagem tendenciosa dos fatos. É preciso uma solidariedade internacional com a Iugoslávia. Parece que estamos prestes a ver o fim desse tamanho descalabro contra aquele país, mas e a destruição que os ‘vândalos modernos’ causaram? As mortes que semearam – estas são perdas irreparáveis! E a agressão ao meio ambiente na região, quantos anos irão se passar até que tudo volte à normalidade?”

José Lourenço Cindra
Guaratinguetá/SP

Luta ideológica

“Quero parabenizar todos os responsáveis pela edição da revista Princípios pela conduta imparcial, desmistificadora e atual na abordagem dos assuntos polêmicos. Temos de reciclar sempre nossos conceitos e concepções político-ideológicas para participar do processo social e dar vida à própria luta ideológica.
Os artigos de Princípios proporcionam elementos para se entender melhor os componentes constitutivos das problemáticas e se fazer avaliações sérias, desenvolvendo o pensamento lógico-crítico”.

Marcio Rys Meirelles de Miranda
Manaus/AM

Processos eleitorais

“Na permanente agressão ao socialismo, a mídia internacional utiliza, entre outras bandeiras, permanentemente, a ausência de democracia nos países socialistas e uma feroz crítica aos chamados regimes de partido único; e questionam o resultado eleitoral, quando apenas um partido disputa eleição – o que é utilizado, às vezes, de forma caricatural.
A falta de informação sobre o assunto é muito grande até mesmo na maioria das pessoas portadoras de bom acesso à cultura. Muitos militantes da esquerda também não sabem explicar como se dá, por exemplo, o processo eleitoral em Cuba e como funciona a democracia em países socialistas”.

Antônio Apoitia Netto
Santana do Livramento/RS

Intercâmbio

“Estamos estabelecendo contato visando a oferecer e analisar formas de intercâmbio entre nossos periódicos, a revista Comunicação & Política e a revista Princípios”.

Ailton Benedito de Sousa
Revista Comunicação & Política

Desemprego

“Nos últimos anos, o desemprego deixou de ser uma grave ameaça a milhões de brasileiros para tornar-se uma dura realidade. Mas o que há de diferente desta feita, já que não é a primeira vez que as classes dominantes se reorganizam e ‘deixam as contas’ para os trabalhadores pagar? Se em outras ocasiões o crescimento econômico ou as recolocações repunham o cidadão em atividade dentro de poucos meses, agora não há crescimento”.

Dermeval Corrêa de Andrade
São Paulo/SP

Revistas marxistas

“Estamos encaminhando documento com proposta para o encontro de revistas marxistas da América Latina a ser realizado em dezembro próximo em São Paulo, contando com a participação de sua revista no evento.
Gostaríamos de receber sugestões e propostas relativas aos temas, formatos e datas”.

Fidel Lerner
São Paulo/SP

EDIÇÃO 54, AGO/SET/OUT, 1999, PÁGINAS 82