A Universidade de São Paulo (USP), em solenidade realizada no salão nobre da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, outorgou, no dia 23 de março último, o título de Professor Emérito ao professor Doutor Aziz Nacib AbSaber.

O professor, cientista e geógrafo Aziz AbSaber, além de presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é um dos mais respeitados membros da comunidade científica e referência para os estudantes e a juventude do país. Contribui ativamente nas grandes discussões nacionais, dentre elas as do desenvolvimento, da ecologia e biodiversidade, dos centros urbanos, e subscreve o manifesto Em defesa do brasil, da democracia e do trabalho.

Ao conferir o título de Professor Emérito, a Universidade de São Paulo referenda o reconhecimento que o conhecido cientista brasileiro já havia conquistado perante significativos setores da sociedade brasileira, participando ativamente na luta pela soberania nacional, autonomia científico-tecnológica e na denúncia da política neoliberal submissa do governo de Fernando Henrique Cardoso.