O presidente do Partido Comunista do Brasil, João Amazonas, 88 anos. foi condecorado com a Medalha da Inconfidência no ato político realizado dia 29 de abril em Ouro Preto (MG). que marcou as comemorações do 1o de Maio e do dia da Inconfidência João Amazonas tem se destacado pelo esforço na construção de um amplo movimento cívico em defesa do Brasil da democracia e do trabalho.

O governador Itamar Franco e importantes lideranças políticas nacionais estiveram presentes, dentre elas, Luis Inácio Lula da Silva, do PT, e outras do PCdoB, PDT, PSB, PV e PMDB. Os oradores deram um tom marcadamente oposicionista e progressista ao evento, que se tornou um representativo protesto contra a truculência do governo Fernando Henrique Cardoso sobre cidadãos, índios, estudantes e populares que foram violentamente impedidos de participar das comemorações dos 500 anos em Porto Seguro. O presidente FHC foi comparado a Joaquim Silvério dos Reis, o delator de Tiradentes.

O deputado federal Sérgio Miranda (PCdoB/MG), líder do PCdoB na Câmara Federal, também foi agraciado com a Medalha da Inconfidência, juntamente com personalidades populares, estudantis (UNE e UBES), indígenas, negras, sindicais (CUT) e sem-terra.