Mensagem de Nexhmije Hoxha
Honrado amigo e camarada João Amazonas
"O seu artigo dedicado ao 15° aniversário da morte de Enver me tocou profundamente. Agradeço cordialmente por essa comemoração e pelas suas apreciações ao que Enver Hoxha fez pela libertação, a independência e a construção da sociedade socialista na Albânia.
Sinto-me orgulhosa com sua amizade sincera por Enver que, como sabe, nutria por você os melhores sentimentos e muito o estimava, tendo grande confiança em sua sabedoria e integridade revolucionária marxista-leninista, como um dirigente eminente do Movimento Comunista Internacional.
Por ocasião do 1° de Maio, faço votos, extensivos à sua família, de boa saúde e muito sucesso ao seu Partido de vanguarda no trabalho com os operários e camponeses desse grande país da América Latina que é o Brasil.
Saudações revolucionárias."
Nexhmije Hohxa
Tirana, Albânia

Universidade de Buenos Aires outorga título de Doutor Honoris Causa ao sociólogo Octávio lanni
A Universidade de Buenos Aires (UBA) outorgou título de Doutor Honoris Causa ao sociólogo e professor Doutor Octávio Ianni no último dia 29 de junho de 2000 no salão de Aulas Magnas, que foi pequeno para as mais de 150 pessoas presentes. Após a justificativa formal, feita pelo Decano da Faculdade de Ciências Sociais da UBA, prof. Dr. Fortunato Malimachi, que comunicou aos presentes a decisão do Conselho Universitário, a palavra foi passada ao prof. Dr. Santos Collabella, que discursou sobre o que foi e tem sido a vida acadêmica deste que é hoje, com certeza, o maior sociólogo brasileiro da atualidade.
O professor Octávio Ianni, ainda cumprindo o ritual acadêmico, abordou o tema "As Ciências Sociais e a Modernidade", com uma linguagem simples, mas profundamente erudita, mencionando, entre outros autores, Karl Marx por diversas vezes. Ao final da homenagem sincera e necessária, a solenidade foi encerrada tendo feito uso da palavra representantes da direção executiva da Confederação dos Trabalhadores Argentinos.
Em tempos neoliberais e de globalização, homenagens como essa são muito importantes, não só pelo fato de fazer justiça a um intelectual com uma brilhante trajetória acadêmica, como também de enaltecer e fazer difundir uma obra que tem a sua marca firme na ciência, mas também no engajamento por uma sociedade mais justa, humana e igualitária.

EDIÇÃO 58, AGO/SET/OUT, 2000, PÁGINAS 81