Globalização escatológica
"(…) Estamos na 'nova era'. Um paradoxo que torna os países pobres sedentos e eufóricos pela modernização, progresso e bem-estar de seu povo, mas recheada de armadilhas e manobras internacionais, que distribuem entre estes países apenas a terrível ilusão. A globalização mundial, cada vez mais se configura um apocalíptico desfecho de endividamento e empobrecimento dos povos, no qual a 'nova era' não tem compaixão das penosas vítimas deste holocausto, que sucumbem paulatinamente sob os discursos positivistas sobre o amanhã. Um amanhã escatológico."
Paulo Queiroz Manaus/AM

Esporte e cidade
"(…) é preciso superar a indiferença no sentido da reconquista do espaço comum da cidade. Nesse aspecto, acredito que, com um planejamento criterioso das ações no esporte, possamos verificar, tanto tempo depois de Bílac, o quanto 'a questão dos esportes impressiona e preocupa os homens do nosso tempo' e, assim, estimular os 'seres urbanos' que somos a voltar-mo-nos ao ambiente que nos rodeia, no propósito e na possibilidade de olhar, observar e (com) viver com os outros."
Ricardo Lucena
Vitória/ES

Pela inclusão
"(…) O país tem tudo para inserir de forma consistente os cerca de 200 milhões de pessoas que aqui viverão nas próximas décadas do século XXI. Daí o absurdo da situação atual do nosso país: entregue aos aplicadores, aos apostadores do 'cassino financeiro mundial'. Para mudar mentalidades, ampliar a visão de mundo, quebrar as heranças bloqueadoras de um desenvolvimento humano e sustentável, (…) a educação joga papel estratégico. Investir nela é a opção estratégica número um, num país já predominantemente urbano e numa era em que a inserção na vida econômica requer um certo patamar de conhecimento."
Tânia Bacelar de Araújo
Recife/PE

Clubes da comunidade
"(…) O projeto de mini vilas olímpicas/clubes da comunidade é mais uma importante contribuição humanitária do grande cientista brasileiro de renome internacional Aziz Ab'Saber. Você está convidado a conhecer este projeto -disponível em todas as bibliotecas públicas da cidade de São Paulo e também na Sociedade Amigos do Conjunto Modelar (travessa da Árvore da Seda, 30 – Cohab Adventista – São Paulo/SP) – que acredito ser uma revolução possível no atendimento à criança, aos jovens e adolescentes, na defesa do meio ambiente, na reorganização dos espaços públicos ociosos e a favor da educação, do esporte e do desenvolvimento social."
Devanir Amâncio
São Paulo/SP

EDIÇÃO 63, NOV/DEZ/JAN, 2001-2002, PÁGINAS 82