Organizada pelo Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) – entidade recém-constituída no Brasil por ativistas de causas internacionalistas de solidariedade, em cujo conselho figuram personalidades como Oscar Niemayer, Luiz Fernando Veríssimo, Marcio Souza, dentre outros –, em conjunto com cerca de três dezenas de congêneres de todas as partes do mundo, dentre as quais o Conselho Mundial da Paz (CMP), a atividade, reuniu um importante setor do multifacetado movimento global contra a guerra, cuja expressão de massas se deu por ocasião da realização de manifestações coordenadas por todo o globo contra a invasão do Iraque em 15 de fevereiro e 15 de março de 2003 e 2004 – que se constituíram talvez nas maiores mobilizações planetárias já observadas.

Assim, dando conta da justeza, amplitude e combatividade da bandeira, representada pela consigna “Pela Paz, contra a Guerra Imperialista”, o evento, realizado na maior sala de debates do Fórum de Porto Alegre – um grande espaço lonado, para mais de 1.300 pessoas – foi, sem dúvida, um dos pontos altos da edição de 2005 do FSM. Nessa atividade, utilizaram a palavra mais de 30 entidades e personalidades que convocaram a conferência.

Algumas intervenções se destacam por sua simbologia. Socorro Gomes, presidente do Cebrapaz, a entidade anfitriã; a segunda, pronunciada por Alfred Marder, o veterano presidente do US Peace Council (Conselho da Paz dos Estados Unidos), de forma contundente denunciou os crimes de guerra de Bush e emocionou a todos aos relatar a resistência cívica de grande parcela do povo estadunidense a essa política, no coração do império, como as agências noticiaram por ocasião da segunda posse de Bush em 20 de janeiro último. Por fim, a fala de Ricardo Alarcon, presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular, o parlamento cubano, destacou-se por denunciar, no calor dos acontecimentos, a inclusão da ilha socialista caribenha entre os alvos de ataque militar do imperialismo norte -americano. Alarcon referia-se ao discurso de Condeleezza Rice, a nova chefe do Departamento de Estado (chancelaria) estadunidense que, em sua sabatina no Senado de seu país, no qual ameaçou uso de força militar contra Cuba. Segundo esse alto dirigente de Cuba, o povo cubano tem, sob a orientação do comandante Fidel Castro, intensificado sua preparação, inclusive militar, para resistir a qualquer agressão norte-americana.

A conferência pela paz, contra a guerra imperialista foi concluída com entusiasmo com o anúncio da atividade a ser realizada no próximo 19 de março – quando, novamente, esperamos que milhões de pessoas saiam às ruas por todo o mundo para condenar as políticas de guerra e defender a paz e a soberania das nações.

Por Ronaldo Carmona, membro do Cebrapaz.

EDIÇÃO 77, FEV/MAR, 2005, PÁGINAS 53