A Fundação Maurício Grabois realiza, no próximo dia 5 de fevereiro, o seminário “Ciência, tecnologia e desenvolvimento nacional: perspectivas para a 4ª Conferência de CT&I”. O evento objetiva discutir propostas e linhas de ação voltadas ao evento convocado pelo governo federal e que ocorre em Brasília de 26 a 28 de maio de 2010.

A Fundação Maurício Grabois realiza, no próximo dia 5 de fevereiro, o seminário “Ciência, tecnologia e desenvolvimento nacional: perspectivas para a 4ª Conferência de CT&I”. O evento objetiva discutir propostas e linhas de ação voltadas ao evento convocado pelo governo federal e que ocorre em Brasília de 26 a 28 de maio de 2010.

O seminário pretende reunir cerca de 100 pessoas entre pesquisadores e intelectuais, reitores e gestores públicos, empresários, parlamentares e membros de entidades ligadas à área. Os trabalhos buscarão unificar uma visão dos comunistas, democratas, patriotas e demais setores progressistas sobre a temática em debate, além de definir linhas de ação e uma agenda política e organizativa de intervenção na Conferência.

O evento acontece a partir das 10 h no Hotel Braston Augusta, situado à Rua Augusta nº 467, centro de São Paulo.

Sobre a 4º Conferência Nacional de CT&I

Tendo como tema “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”, a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação discutirá a relação entre as atividades científicas e tecnológicas e o desenvolvimento econômico e social; as políticas públicas, responsabilidades e ações sociais de organismos públicos e privados; a popularização da ciência e a construção de uma autêntica cultura científica, disseminada entre os cidadãos; a relação entre pesquisa científica e tecnológica e sustentabilidade, e entre as áreas de educação e C&T, dentre outros temas.

Estão chamados a participar da Conferência pesquisadores atuantes tanto na academia quanto nos diversos setores produtivos, representantes do poder público, empresários, professores, estudantes e membros de entidades e organizações da sociedade civil. Até março serão realizados fóruns e seminários temáticos, em Brasília, e cinco conferências regionais preparatórias.

Já durante a 61ª Reunião Anual da SBPC, ocorrida em julho de 2009 em Manaus (AM), o ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, enfatizava que uma das ideias da Conferência é apresentar sugestões para um Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI) 2011-2014, que ficará como proposta da sociedade para o próximo governo federal. O PACTI 2011-2014 sucederá o Plano 2007-2010, atualmente em execução.

A Conferência norteará suas discussões com base nas linhas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PACTI) 2007-2010: 1) Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; 2) Inovação na sociedade e nas empresas; 3) Pesquisa, desenvolvimento e inovação em áreas estratégicas, e 4) Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.

Realizada em 1985, a 1ª Conferência de Ciência & Tecnologia foi convocada pelo primeiro ministro da Ciência e Tecnologia do país, Renato Archer, com o objetivo de discutir com a sociedade as políticas para a área, de modo a subsidiar as ações do então recém-criado MCT. Dezesseis anos depois, em 2001, durante o governo Fernando Henrique, realizou-se a segunda edição da Conferência; a terceira teve lugar em 2005, já durante o governo Lula. Ambas buscaram alicerçar uma política de Estado para a área.

Programação do seminário

10 h – “A 4º Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”
Mesa de abertura com Carlos Alberto Aragão (presidente do CNPq e coordenador nacional da 4º CNCTI) e Marco Antônio Raupp* (presidente da SBPC);
12 h – Almoço;
14 h – “Desafios da agenda nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação”
Mesa com Luís Fernandes (presidente da FINEP), Aloísio Teixeira (reitor da UFRJ), Darc Costa (ex-vice-presidente do BNDES);
18h – Sistematização do debate e discussão dos desdobramentos;
19 h – Encerramento.

* A confirmar