Logo Grabois Logo Grabois

Leia a última edição Logo Grabois

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

    Comunicação

    Nucleo Estado e Classe

      Núcleo de Ensino e Pesquisa: Estado e Classes Sociais   Coordenadores: Augusto C. Buonicore e José Carlos Ruy Equipe de coordenação: Augusto Buonicore, José Carlos Ruy Membros: Alcinéia Silva – SP Altamiro Borges – CNFP Ana Guedes – BA Ana Lúcia Cruz – PA Ana Maria Prestes – MG Augusto C. Petta – SP […]

    POR: Redação

    6 min de leitura

      Núcleo de Ensino e Pesquisa: Estado e Classes Sociais  

    Coordenadores: Augusto C. Buonicore e José Carlos Ruy

    Equipe de coordenação: Augusto Buonicore, José Carlos Ruy

    Membros:
    Alcinéia Silva – SP
    Altamiro Borges – CNFP
    Ana Guedes – BA
    Ana Lúcia Cruz – PA
    Ana Maria Prestes – MG
    Augusto C. Petta – SP
    Augusto César Buonicore
    Carlos Fernando Niedesberg – RS
    Cassia Damiani – CE
    Dinei Carneiro – MG
    Domingos Sales – AM
    Elder Vieira – SP
    Eremi Melo Fragoso – RS
    Evangelista Rios – BA
    Fernando Garcia – SP
    Franck Batista – AC
    Gêbson Lacerda – AL
    Hugo Cortez – PE
    Joan Edesson de Oliveira – CE
    Jorge Barreto – RJ
    José Carlos Ruy – CNFP
    Júlio Vellozo – SP
    Márcia Xavier Ramos – PE
    Marcos Oliveira – RJ
    Maria Ivonete Nascimento – DF
    Maurício Vilela – ES
    Neide A. S. de Freitas – CE
    Paulo Porto Borges – PR
    Rodrigo de Carvalho – SP
    Saulo Rodrigues Bastos – RS
    Sérgio Danilo – MG
    Selene Baçal – AM
    Sônia Correa – RS
    Waldemar M. S. Souza – RJ
    Wellington Cantanice – PB
    Juana Nunes – RJ

    I) Objetivos

    Geral:

    Aprofundar o estudo dos clássicos do marxismo-leninismo, especialmente os que tratam do problema do Estado, das classes sociais e da luta entre elas. A partir deste referencial teórico estudar e pesquisar sobre o processo de formação, desenvolvimento e as particularidades das classes sociais e da luta de classes e do Estado capitalista no Brasil das origens a atualidade. Estudar também os elementos constitutivos do Estado socialista na suas diferentes experiências e estágios.

    Específico:

    • Formar professores da Escola Nacional do Partido para área do materialismo histórico e da ciência política marxista.
    • Colaborar na elaboração do currículo das disciplinas sobre classes, lutas de classes e Estado (teoria e Brasil) e avaliar permanentemente a sua aplicação e desenvolvimento.

    Atividades:

    No Encontro de fevereiro:

    • Fundar o núcleo, debater e planejar a vida do núcleo – estabelecer um plano de trabalho/estudo para o próximo período.
    • Realizar uma sessão de estudo de trecho da obra de Marx Introdução a Crítica a Economia Política (trata-se da parte III, intitulada “ Método da economia política ”)

    Alguns problemas teóricos e políticos a serem enfrentados inicialmente:

    • Qual seria a concepção marxista-leninista de Estado? – O Estado como um instrumento de dominação de uma classe sobre outra – Estado = Ditadura e a possibilidade de ampliação do conceito de Estado.
    • As particularidades do desenvolvimento do Estado no Brasil das origens até hoje – concentrando maiores atenções no período do pós-1930.
    • O Estado na transição para o socialismo – a legalidade e o pluralismo socialista e a Ditadura do proletariado.
    • Qual a conceituação marxista de classe, de fração de classe, luta de classes e revolução? E quem é o proletariado para Marx, Engels e Lênin. Quais as transformações que sofreu a classe nestas décadas? As particularidades do desenvolvimento das classes e da luta de classes no Brasil das origens até hoje, concentrando maiores atenção no período do pós-1930.

    No primeiro semestre de 2004

    • Desenvolver um plano de estudo de obras clássicas do marxismo-leninismo sobre Estado e classes sociais buscando entender o processo de construção destes conceitos no pensamento de Marx, Engels, Lênin e outros autores marxistas como Gramsci, Luckás, Althusser, Poulantzas, Millliband. Consolidando um arcabouço teórico que nos permita entender o Estado e a luta de classes no capitalismo contemporâneo, especialmente no Brasil.
    • Desenvolver um plano de estudo de obras fundamentais para entender a formação e evolução das classes sociais e do Estado no Brasil.
    • Estudar os manuais e cartilhas de marxismo leninismo produzidos por outras instituições do mundo. Este esforço será realizado tendo em vista a construir o currículo da Escola Nacional do PCdoB.

    Bibliografia obrigatória que deverá ser lida e estudada em 2004 e 2005

    Clássicos do marxismo

    • Engels, F. – As Origens da Família, da Propriedade Privada e do Estado.
    • Engels, F. – Anti-Dühring (Seção terceira: “Socialismo”)
    • Engels, F. – As guerras camponesas na Alemanha
    • Lênin, V. I – O Estado e a Revolução.
    • ________. – Sobre o Estado
    • ————- – Uma grande Iniciativa
    • Marx, K. – A Guerra Civil na França.
    • ———- – Dezoito de Brumário de Louis Bonaparte
    • ———- – A Luta de Classes na França
    • ———– – O Capital – livro I (trechos)
    • Marx, K – Formações econômicas pré-capitalistas (com introdução de Eric Hobsbawn: trata-se de uma excelente introdução crítica à questão da sucessão dos modos de produção, ou fomrções econômico-sociais, em Marx)
    • Marx e Engels – O Manifesto do Partido Comunista
    • Marx e Engels – Introdução à A ideologia alemã (é a primeira exposição sistemática que eles fazem de suas idéias sobre a história
    • Marx / Engels: História (org Florestan Fernandes) – (é uma excelente antologia de textos, com uma introdução do organizador, que resumem as idéias de Marx e Engels sobre a história)  

    Formação social brasileira

    • Costa, Emília Viotti da – Introdução a Da senzala à colônia
    • Gorender, Jacob – O Escravismo Colonial
    • Holanda, Sérgio Buarque de, Do império à República, in O Brasil Monárquico, Tomo III, vol. 5
    • Moura, Clóvis – Rebeliões na Senzala
    • Prado Jr., Caio – Evolução Política do Brasil
    • ——————- – História Econômica do Brasil
    • ——————- – A Revolução Brasileira
    • Sodré, Nelson W. – A história da burguesia brasileira
    • —————- – Capitalismo e revolução burguesa no Brasil
    • ——————- – Formação histórica do Brasil

     

    BIBLIOGRAFIA TEXTO

     

    Notícias Relacionadas