Entre os presentes, o filho de Aurélio Buarque de Holanda, Aurélio Baird Buarque Ferreira, que estava feliz com a homenagem que o pai recebeu. "É muito bom ver esse reconhecimento", declarou. Aurélio conversou com parlamentares, posou para fotos com parlamentares e estudantes, que assistiram a sessão solene.

Em seu discurso, o deputado Aldo Rebelo fez um resumo da história de Aurélio Buarque, lembrou o início da vida acadêmica em Alagoas até a publicação de sua grande obra, o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, em 1975. "O nome Aurélio se tornou símbolo de dicionário. Ele foi um garimpeiro de palavras. Foi na arte de definir as palavras que ele se destacou e popularizou o dicionário", disse Rebelo.

Também estava presente Edivânia Farias Quirino Costa, prefeita do município de Passo de Camaragibe (AL), cidade natal de Aurélio Buarque. A prefeita disse que tiveram várias homenagens em sua cidade. "Me senti orgulhosa, uma homenagem muito bonita partindo de um alagoano como o deputado Aldo Rebelo. É um resgate a nossa história. Fizemos homenagens na nossa cidade também e nossa missão maior é motivar as nossas crianças a gostar de ler", contou a prefeita.

O deputado Mauro Benevides (PMDB-CE) também prestou sua homenagem. "Aurélio é mestre de todos, nos ensinou o significado das palavras. É um merecido reconhecimento por aquele que muito fez pelo nosso idioma", afirmou.

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) representou o Senado Federal na Sessão Solene. "Comemoro que o Brasil teve um cidadão que foi capaz de valorizar a língua portuguesa, por meio de um trabalho inovador e sistematizador. Aurélio vai ficar vivo enquanto for viva a língua portuguesa", concluiu o senador.

A mesa foi composta ainda pelo acadêmico Lêdo Ivo, membro da Academia Brasileira de Letras, e pelo Secretário de Cultura de Alagoas, Osvaldo Viégas, representando o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho.

___________________________________________________________

Fonte: Portal do deputado Aldo Rebelo