O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, discorre em seu artigo Os desafios do terceiro governo das forças progressistas e democráticas sobre os obstáculos e a necessidade de se “conduzir o país a uma nova etapa do projeto nacional”

No artigo Nosso maior desafio é elevar o protagonismo político da classe trabalhadora João Batista Lemos, secretário sindical do PCdoB, defende a unidade das centrais sindicais em torno de uma plataforma unitária, entre outros aspectos.

Entre desafios e perspectivas, rupturas e continuidade do novo governo o presidente do PDT, Manoel Dias, em seu artigo Perspectivas do governo Dilma acredita no impulsionar do projeto social.

Em Unidade e ousadia para avançar José Eduardo Dutra, presidente do PT, destaca que o povo brasileiro optou pela continuidade devido aos compromissos feitos em campanha e que a esquerda brasileira tem todas as condições de avançar.

Em entrevista a Princípios o líder do PCdoB no Senado, Inácio Arruda, analisa as contradições do Congresso Nacional eleito para a atual legislatura, no artigo Perspectivas das relações entre o Legislativo e o governo Dilma.

No sexto artigo da revista, Mudanças climáticas: causas e conseqüências, Aldo Arantes, secretário de Meio Ambiente da Fundação Maurício Grabois, apresenta as controvérsias e convergências, com relação ao aquecimento global, da Conferência de Cancun em 2010 – COP 16.

No capítulo da revista voltado à teoria temos os artigos O Capitalismo e desigualdades. Notas teóricas introdutórias (parte I) de A. Sérgio Barroso, diretor de Estudos e Pesquisas da Fundação Maurício Grabois; Marx e Engels: educação e revolução, do professor da Unicamp José Claudinei Lombardi; e Nota sobre a MEGA (obras completas de Marx e Engels) de Luciano Cavini Martorano, doutor em Ciência Política pela Iuperj-RJ.

Um marco histórico, prenúncio político do protagonismo dos trabalhadores há 140 anos, no caso em defesa de Paris, é dissertado no artigo A atualidade da Comuna de Paris de 1871 pelo professor da PUC-GO, Silvio Costa.

Augusto C. Buonicore, historiador e mestre pela Unicamp, apresenta, em seu artigo PCdoB: memória, história e hegemonia, um pouco da história em defesa dos trabalhadores e do povo que o PCdoB travou em seus 89 anos

No capítulo da revista dedicado a temas internacionais Princípios apresenta, por meio do secretário de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu, artigos e documentos sobre o 12º Encontro de Partidos Comunistas e Operários e sobre O primeiro encontro do Fórum da Esquerda Africana.

Fazendo uma abordagem sobre o Realismo a artista plástica Mazé Leite fala das conotações filosóficas, políticas e estéticas desse movimento artístico no artigo O Real inesgotável – reflexões sobre o Realismo nas artes plásticas

____________________________
Compre sua revista pelo site: http://www.anitagaribaldi.com.br/