PCdoB planeja atividades de formação

A Secretaria Estadual de Formação do PCdoB de Goiás promoveu, na quarta-feira (16 de março), uma reunião em Goiânia com a Coordenadora da Escola Nacional do PCdoB, Nereide Saviani. O encontro foi realizado no Papillon Hotel e contou com a participação de diversas lideranças de formação do estado, bem como militantes de movimentos sociais, juventude e professores. A reunião teve como objetivo organizar as atividades de formação no estado, através de uma apresentação sobre a estrutura da escola nacional de formação.

A professora Nereide, inserida nas atividades de formação do partido desde sua filiação em 1986, ressaltou a importância da organização das escolas estaduais do PCdoB. Disse também que o número de participantes na reunião significa que a sigla em Goiás está valorizando a formação, e que a participação de membros do Comitê Estadual é fundamental para que as atividades tenham sucesso. “A importância maior é o fato de nós termos um público como esse, com representantes da juventude e de várias cidades do Estado. A presença da Comissão Política, dos dirigentes e do secretariado estadual significa uma valorização da direção ao processo de formação da militância.”

Durante a apresentação, Nereide apresentou o conteúdo da Escola do PCdoB, disponível no site www.grabois.org.br , onde podem ser encontrados livros digitalizados, cursos de formação, teses de mestrado e doutorado, entre outros. Também foi apresentada a estrutura da Escola Nacional, a fim de orientar a estruturação da Escola Estadual do partido.

Nesse sentido, a Secretária Estadual de Formação, Edsaura Pereira, expôs a proposta de atividades de formação realizadas pela Comissão Política. Entre as principais pontos estão a criação de turmas para a apresentação do Curso Básico em Vídeo (CBV) na capital e em cidades estratégicas do interior a promoção de cursos de formação mensais.

Nereide classificou a reunião como positiva e ressaltou a importância da formação dos militantes para a ação política. “É necessário entender que a formação política, teórica e ideológica são imprescindíveis para uma prática consequente. O grande desafio é enfrentar os problemas de pragmatismo, imediatismo e voluntarismo”, disse.