A Embrapa também assinou, no último dia 12, acordos de cooperação com a Chinese Academy of Sciences (CAS) e a Chinese Academy of Tropical Agricultural Sciences (CATAS), instituições com as quais pesquisadores brasileiros já desenvolvem projetos em conjunto. Com a assinatura, espera-se aumentar a abrangência nas cooperações.

“A CAS tem instalações de ponta em biotecnologia e nanotecnologia e a CATAS atua em agricultura tropical. Queremos manter pesquisadores do Labex China também nessas instituições”, explica Roberto Sainz, pesquisador da Secretaria de Relações Internacionais.

A inauguração do Labex China e a assinatura dos acordos com CAS acontecem paralelamente à reunião de cúpula dos BRICS – bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião, marcada para amanhã (14/4), em Sanya, no sul da China, contará com os chefes de estado dos cinco países emergentes.

Laboratório virtual

O projeto Labex foi criado em 1998 para fomentar a cooperação científica e tecnológica com outros países. Trata-se de um laboratório virtual que não dispõe dos recursos de um laboratório convencional. As equipes compartilham os meios físicos com as instituições parceiras. Atualmente, a Embrapa conta com Labex nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e na Europa – com pesquisadores atualmente na Inglaterra e na França.

O Labex China terá foco nas áreas de recursos e melhoramentos genéticos, biocombustíveis e agroenergia, processamento de alimentos, produção animal, agroecologia, pastagens, entre outras.

_________

Fonte: Blog do Planalto