Organizado para possibilitar a participação dos (as) camaradas de diversos comitês estaduais que não puderam participar dos cursos nos respectivos estados, o curso "Conceitos Básicos do Marxismo-Leninismo" – Nível II – organizado pela Escola Nacional e iniciado no último dia 21 de julho, chega à sua reta final com os dois últimos módulos a serem desenvolvidos dias 25 e 26, com as aulas sobre Socialismo e Partido.

Contando com alunos (as) do Pará, Sta. Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Paraná, além da tradicional mescla de sotaques, tem sido uma oportunidade para que camaradas de faixas etárias e tempos distintos de militância possam interagir, trocando não apenas experiências políticas, mas também experiências de vida.

Camaradas como Raquel Guisoni (SC), Maria Aglais e Antonio Castro (SP), com décadas de militância comunista, compartilham as aulas e experiências diversas com camaradas jovens, oriundos do movimento estudantil, como as camaradas Ana Flávia (MT) e Ana Janaína (SC), o que enriquece muito o conjunto das atividades desenvolvidas ao longo do curso. Além da variedade em relação à faixa etária e tempo de militância, o curso reúne dirigentes dos comitês estaduais, comitês municipais, assessores parlamentares e dirigentes de entidades nacionais do movimento popular, como a camarada Elza Campos, presidente da União Brasileira de Mulheres.

As aulas estão sendo ministradas por professores (as) da Escola Nacional de Formação e o curso foi aberto pelo camarada Adalberto Monteiro, Secretário Nacional de Formação e Propaganda do PCdoB, que apresentou uma rica síntese sobre as nove décadas de vida e lutas do Partido.

Com vários cursos do Nível II ainda a serem realizados até o final deste ano por diversos Comitês Estaduais,  nos aproximamos de três centenas de camaradas que participaram desta etapa do processo de formação até o momento.