Luiz Carlos e Maria Prestes: lembrança do “Cavaleiro da Esperança” só pode nos alegrar

Em carta enviada a Renato Rabelo, presidente nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luiz Carlos Prestes Filho, que falou também em nome de Maria Prestes, filho e companheira do lendário líder revolucionário Luiz Carlos Prestes, deu parabéns ao Pertido por veicular, no seu programa de televisão, a figura fundamental do “Cavaleiro da Esperança”. Prestes, como lembra o texto, teve uma trajetória singular. Desde a “Coluna Invicta”, que percorreu o país denunciando a natureza das mazelas sociais brasileiras e anunciando a esperança de um país melhor, até a luta contra o poder discriscionário que se instalou no Brasil com o gople de 1964.
Quando comandou a Aliança Nacional Libertadora (ANL), que liderou o levante de 1935, sua presença arrastava multidões, que apinhavam-se nas praças para ouvi-lo anunciar uma nova jornada de lutas. El gran capitan, como se referia a ele o poeta comunista chileno Pablo Neruda, fez por merecer esse reconhecimento popular. Quando entrou para o Partido Comunista do Brasil, seu prestígio e sua capacidade organizativa e intelectual ajudaram a fazer do Partido uma força política respeitável em curto espaço de tempo.
Seu discurso no comício do Pacambu, em 1945, por exemplo, foi descrito pelo pintor Cândido Portinari, também comunista, como palavras que indicavam o caminho a seguir. “Nem sei o que dizer. Achei as palavras de Prestes uma coisa fantástica, fabulosa. Ele aponta o caminho que o povo deve seguir", disse. O escritor Graciliano Ramos, igualmente militante comunista, foi na mesma toada: “Considero o discurso de Prestes em São Paulo uma excelente resposta aos provocadores.” Em visita ao escritor Monteiro Lobato logo em seguida, Prestes defendeu a necessidade de um forte partido comunista no Brasil. O jornal Tribuna Popular registrou um trecho da conversa:
Lobato: Capitão, que de melhor e maus útil o sr. viu na União Soviética? Que mais lhe impressionou?
Prestes: Vi muita coisa, mas de uma coisa me convenci: o quanto é difícil construir o socialismo. E mais, que isso só é possível com um poderoso instrumento — o Partido Comunista Bolchevista.
Lobato: Capitão, será que nós podemos construir esse instrumento em nosso país?
Prestes: Temos todas as condições para construir em nosso país um poderoso partido comunista.
Lobato: É preciso, é preciso, capitão!
__________
Leia a íntegra da carta de Luiz Carlos Prestes Filho
Prezado companheiro Renato Rabelo, presidente do Partido Comunista do Brasil.
Emocionados, eu e minha mãe, Maria Prestes, nos dirigimos ao Partido Comunista do Brasil para agradecer a homenagem ao Cavaleiro da Esperança.
Entendemos que a atual grave situação sócio-econômica mundial mais uma vez demonstra a incapacidade do capitalismo em resolver os problemas básicos das massas trabalhadoras. Portanto, a homenagem do PCdoB a Luís Carlos Prestes é oportuna. Ela vem para lembrar que no Brasil um jovem de 26 anos teve a coragem de com armas nas mãos lutar pelas reformas do Estado brasileiro, entre os anos de 1924 e 1927, durante a Marcha da Coluna Prestes.
Este brasileiro, no ano de 1935, liderou o primeiro levante armado contra o fascismo no mundo que, mesmo derrotado, pelo ditador Getúlio Vargas, serviu de exemplo.
Prestes ao ser lembrado como o senador mais votado na história da República Brasileira só pode nos alegrar. Está de parabéns o PCdoB por veicular, através do seu programa de televisão, que ele foi figura fundamental para a derrota do regime militar-civil-fascista de 1964. Ele sobreviveu, mas centenas de comunistas, seus companheiros, foram assassinados, torturados, desaparecidos. Portanto, falar de sua luta é falar de Gregório Bezerra, João Massena, Olga Benário, David Capistrano, Carlos Mariguela e tantos e tantos outros.
Caro presidente, receba nosso abraço solidário e tenha a certeza que mesmo não sendo membros desta importante bandeira política do Brasil, estaremos sempre ao vosso lado na luta pela construção de uma sociedade democrática.
Desejamos que os outros partidos – PSDB, DEM, PSD, PDT, PSB, PPS – sigam vosso exemplo. A juventude brasileira, ao tomar conhecimento que desde os seus 26 até os 92 anos Prestes foi um incansável batalhador pela justiça social, seguirá seu exemplo. O povo brasileiro muito mais do que seus filhos, netos e bisnetos, é o herdeiro de Prestes.
Luiz Carlos Prestes Filho