TRABALHADORES!

Comemoramos este ano o dia dos trabalhadores sob o signo de grandes lutas no Brasil e no mundo. O Primeiro de Maio é a jornada gloriosa da solidariedade internacional dos trabalhadores.

Os governos reacionários sempre procuraram impedir, por meio do terror policial, que os trabalhadores brasileiros festejassem livremente sua grande data. O Primeiro de Maio vem sendo habitualmente utilizado pela tirania dominante para enganar os trabalhadores com promessas mentirosas e desviá-los da luta pelos seus interesses vitais.

Façamos este ano um Primeiro de Maio dos trabalhadores, desmascarando a política de fome e reação policial do governo de Vargas. Exijamos o salário-mínimo de 2.400 cruzeiros no Rio de Janeiro e o imediato congelamento dos preços de todos os artigos de consumo popular. Lutemos unidos e organizados em defesa dos direitos sindicais, contra as intervenções do Ministério do Trabalho nos Sindicatos. Exijamos a imediata revogação da Portaria n. 20.

Camaradas trabalhadores!

Utilizemos o Primeiro de Maio para demonstrar nossa força e declarar de maneira categórica que não estamos dispostos a morrer de fome, que não admitiremos uma nova guerra mundial e que defenderemos com decisão as nossas conquistas democráticas.

Nos comícios e passeatas, nas festas coletivas, nos sindicatos, saibamos fazer do Primeiro de Maio de 1954 um dia de lutas dos trabalhadores.

Saudemos os nossos irmãos soviéticos que constroem o novo mundo comunista e salvaguardam a paz mundial. Saudemos a grande China Popular, o povo coreano e os povos das democracias populares da Europa que marcham pelo caminho da construção do socialismo. Saudemos o bravo povo vietnamita e os demais povos que lutam contra a opressão imperialista.

Lutemos com firmeza e audácia contra os imperialistas norte-americanos que querem levar os povos a uma terceira guerra mundial. Lutemos pela soberania e independência do Brasil, contra a opressão crescente dos imperialistas norte-americanos e contra a política de traição nacional do governo de Vargas.

Operários e operárias!

Vinde reforçar as fileiras do Partido Comunista do Brasil, partido da classe operária, partido da esperança e da felicidade do povo brasileiro. O Partido Comunista do Brasil é o vosso Partido! Lutai pela legalidade do PCB! Difundi e levai a toda parte o Programa do Partido Comunista do Brasil, programa da salvação nacional.

Cerrai fileiras em vossos sindicatos! Unificai vossa luta e vossas organizações em cada cidade, em cada Estado, no país inteiro!

Viva o Primeiro de Maio!

Pelo aumento geral de salários e imediata elevação de cem-por-cento do salário-mínimo. Pelo congelamento dos preços de todos os artigos de consumo popular!

Viva a união de todos os brasileiros em ampla frente democrática de libertação nacional! Por um governo democrático de libertação nacional!

Abaixo o terror policial! Pela liberdade de todos os presos e perseguidos políticos!

Por um Pacto de Paz das cinco grandes potências! Pela imediata interdição da bomba atômica e de todas as armas de extermínio em massa!

Viva a gloriosa União Soviética, baluarte da paz no mundo inteiro! Jamais participaremos de uma guerra contra a Pátria do Socialismo!

Viva o proletariado brasileiro!

Viva a solidariedade internacional dos trabalhadores!

Viva o Partido Comunista do Brasil!

O COMITÊ CENTRAL DO PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL