Ao resolver as tarefas mais urgentes que implicam no fortalecimento da agricultura devemos dedicar particular atenção ao desenvolvimento dos sovcoses, que são a forma superior de organização da agricultura socialista.

O Comitê Central do Partido tomou importantes medidas para fortalecer os sovcoses já existentes e organizar outros novos. Nos dois últimos anos criaram-se 581 grandes sovcoses entre os quais 425 nas terras virgens; a superfície de semeadura dos sovcoses dependentes do Ministério de sovcoses da URSS aumentou em 10.500.000 hectares, chegando, em 1955, a 24.500.000, com a particularidade de que os campos semeados de cereais aumentaram 2,4 vezes. Graças a isto, o Estado recebe atualmente dos sovcoses muito mais cereais que em 1950. Os sovcoses elevaram de forma notável a entrega de produtos pecuários, batatas e hortaliças.

Hoje, ao mesmo tempo que se aumenta a produção de cereais nos sovcoses, deve-se neles fomentar, com maior amplitude, a obtenção de algodão, beterraba açucareira e outros artigos agrícolas. É necessário desenvolver os sovcoses pecuários, especialmente os de gado lanar, nas terras não aproveitadas, pouco vantajosas para os cereais e outros cultivos, mas completamente, aproveitáveis para a pecuária. Convém revisar o sistema de planificação dos sovcoses, baseando o plano na produção agropecuária por cada 100 hectares de terra de plantio e pastagens e tendo em conta as peculiaridades de cada zona. Isto assentará numa base real a tarefa de diminuir o custo da produção sovcosiana e de converter cada sovcós em uma empresa altamente rentável.