O SR. MAURÍCIO GRABOIS – Sr. Presidente, numerosos problemas afligem os habitantes do Distrito Federal. Todos sabemos, por exemplo, o que são as filas intermináveis nos açougues e armazéns; todos conhecemos o surto do tifo que tanto alarma a população, são alguns dos problemas cruciantes em que se debate o povo carioca, destacando-se, o referente aos transportes, sem dúvida dos mais difíceis, não só para os trabalhadores e operários, moradores nos longínquos subúrbios e que se utilizam dos meios de condução ferroviários nas piores condições, mas também para a própria classe média.

No entanto, as autoridades responsáveis pelo serviço de trânsito vêm, ultimamente, criando as maiores dificuldades! Assim, o Sr. Dr. Edgar Estrela, Diretor do Serviço de Trânsito, a 30 de setembro, sob alegação de motivos inverídicos, baixou uma portaria na qual invoca:

“Considerando que o transporte de passageiros se vem normalizando de forma sensível…”.

Ora, não é verdade que o transporte de passageiros se esteja normalizando. Baseado em considerações desta ordem, baixa outra portaria com uma série de restrições ao serviço de auto-lotação por automóveis de aluguel.

Os protestos da população e dos motoristas são cada vez maiores e deles a imprensa fez eco.
Nesta ordem de ideias, Sr. Presidente, envio à Mesa, o requerimento que passo às mãos de V. Exa. (Muito bem; muito bem).