Realizado entre os dias 28/11 e 01/12, em Porto Alegre, o Fórum Social Mundial Palestina Livre reuniu mais de mais de 300 organizações de 36 países. A Fundação Mauricio Grabois participou do evento com a promoção de dois debates em conjunto com a Fundação Perseu Abramo e o Foro de São Paulo: A luta social da Palestina Ocupada e As esquerdas palestina e latino-americana: diálogos sobre a paz, soberania e descolonização.Conforme o diretor administrativo e Financeiro da Fundação Mauricio Grabois, Leocir Costa Rosa, as atividades reeditaram uma parceria com a as duas entidades.

Bastante concorridas, os debates tiveram entre seus participantes nomes ilustres como o comissário para relações internacionais do Fatah, Nabil Shaat, o secretário de relações internacionais do PCdoB, Ricardo Abreu, o representante dos Comitês de Resistência Popular da Palestina, Abdallah Aburahne, o secretário executivo do Foro de São Paulo, Valter Pomar, e ex-deputada e vereadora eleita de Porto Alegre, Jussara Cony. “O Fórum mostrou que o povo brasileiro luta junto com o povo palestino pela constituição de um estado soberano e independente para a Palestina”, afirmou Leocir.

A FMG também apresentou durante o Fórum o livro E se Gaza cair… Organizado pelo arabista Lejeune Mirhan, a obra reúne 47 artigos sobre o tema escritos por intelectuais e ativistas renomados e progressistas dos cinco continentes, como Tariq Ali, Noam Chomsky, Gideon Levy, Illan Pappé, Domenico Losurdo, Ury Avnery, Eduardo Galeano, Sub-Comandante Marcos e vários outros.