O presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, e dos diretores Aloísio Barroso e Leocir Costa Rosa, participaram de reunião, nesta segunda (13),  na sede da Fundação Perseu Abramo, em São Paulo, quando buscaram dar encaminhamento à pauta da reunião feita em Brasília sobre agenda comum de atividades, entre as diversas fundações do campo democrático, ocorrida no dia 11 de abril.
Na reunião em São Paulo, participaram ainda os presidentes das fundações Perseu Abramo, Marcio Pochmann (PT) e  João Mangabeira, Carlos Siqueira (PSB).
Crise capital
Assim como em outra iniciativa similar que resultou em um seminário sobre defesa nacional e outro sobre os impactos da crise capitalista no Brasil, ficou prevista a realização de grande seminário entitulado: A grande crise capitalista global e seus impactos no Brasil. O grupo trabalha com a hipótese de realizá-lo no segundo fim de semana de agosto, no Rio de Janeiro ou São Paulo, a depender da logística mais benéfica aos participantes.
Barroso sugere o convite ao economista Robert P. Guttmann que tem obra notável analisando o assunto. Os demais participantes ficaram de sugerir nomes de palestrantes para completar as mesas de debates.
A intenção, agora, é atualizar o debate sobre a crise mundial do capitalismo por meio de um seminário conjunto, abordando as diferenças de impacto desse colapso econômico no Brasil, assim como em outros países da América Latina em comparação com a Europa e os EUA.
Programação na TV
A reunião de trabalho pontuou algumas hipóteses que serão ainda melhor debatidas entre as diretorias das fundações para consolidar a agenda. Entre as possíveis iniciativas conjuntas está o esforço para utilizar de forma efetiva recursos como a TV na web para dar mais eco às atividades  realizadas.
Siqueira sugeriu procedimentos para garantir com os presidentes da Câmara e do Senado do uso das TVs Câmara e Senado para a incorporação das fundações na grade de programação. A programação, que vem sendo discutida em convergência entre as fundações, seria produzida com recursos delas, ampliando a programação daquelas emissoras, sem exigir ônus algum.
Siqueira sugeriu temas convergentes para a produção de programas, a partir de um projeto piloto a entrar no ar de julho a dezembro,  tais como:  sistema político brasileiro, a questão federativa, a integração latino-americana e o Mercosul, a questão urbana, a memória e a história e os desafios do desenvolvimento brasileiro.