Cento e trinta anos depois de sua morte, completados no último dia 14 de março, Karl Marx segue sendo um personagem de grande relevância para a história mundial. Sua perspectiva crítica permanece imprescindível à compreensão do mundo contemporâneo. Seus textos continuam essenciais para quem queira conhecer os antecedentes de nossa história socioeconômica, ou compreender a dimensão da atual convulsão no capitalismo internacional. Seus livros não são respostas, mas ferramentas para construí-las.

O pensamento marxista se adapta à passagem do tempo, pela riqueza e profundidade de seu método histórico. Não é difícil citar nomes de outros autores geniais na interpretação do mundo, embora poucos tenham sido capazes de transformá-lo como o autor de O Capital.

Marx mudou a forma como o mundo pensa, e por isso é hoje considerado um dos mais importantes cientistas de todos os tempos. Nada mais justo, portanto, que homenageá-lo na passagem dos 130 anos de seu desaparecimento. Para isso, a Fundação Maurício Grabois e a Associação Nacional de Pós-Graduandos promovem a mesa-redonda “Marx, 130 anos depois: clássico e atual”. O evento pretende apresentar ao público da 65ª Reunião Anual da SBPC uevento pretende apresentar ao público da 65ª Reunião Anual da SBPC um momento de reflexão sobre o significado da obra marxiana.