Os Rosenberg foram vítimas da histeria anticomunista, que alimentou a Guerra Fria e um de seus subprodutos mais sombrios, o macartismo.

         Para contar essa história, a ASA – Associação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação promove no dia 6 de outubro, domingo, às 18 horas, no auditório: rua São Clemente, 155, (Botafogo), Rio de Janeiro, um grande ato político-cultural.

Não será apenas um olhar sobre o passado, mas um alerta para que casos semelhantes não se repitam. Um texto especial foi preparado e será lido pelos diretores da ASA Jacques Gruman e Rachmiel Meir Litewski. O Coral da ASA, encorpado por regentes de outros corais, e a cantora jazzística Laura Valle interpretarão canções importantes para se entender os acontecimentos. Entre elas, If we die, poema escrito por Ethel Rosenberg e musicado pelo grande compositor e músico brasileiro Edino Krieger, que estará presente no evento.

Convidados especiais falarão sobre as grandes manifestações de massa que, mundo afora, pediram a libertação dos Rosenberg. Robert, filho caçula de Julius e Ethel, estará presente através de mensagem especialmente enviada à ASA.