PARA OUVIR A ÍNTEGRA DAS ENTREVISTAS, BAIXE AQUI OU OUÇA NA RÁDIO VERMELHO!

A Fundação Maurício Grabois firmou um convênio inédito com o Instituto José Carlos Mariátegui, do Peru, para troca de iniciativas de estudo, pesquisa, publicação e formação política. A ideia surgiu do encontro das duas instituições durante o 13o. Congresso do PCdoB, quando mais de 80 delegados internacionais compareceram.
A expectativa do presidente da Fundação Maurício Grabois, Adalberto Monteiro, é de que esse convênio tenha uma agenda de trabalho pela frente, que pode se focar principalmente em reflexões e estudos sobre a América Latina, examinando os esforços sobre a integração do continente. “Embora seja uma integração promovida pelo Estado e pelos governos, esta também é uma integração que se dá por intermédio dos laços entre os dois povos, o povo brasileiro e o povo peruano, que venha se estabelecer através de suas organizações”.
Segundo ele, a Fundação e o Instituto se vinculam a atividades de pesquisa, formação, estudos, memória e história. “Este é um outro veio por onde se pode dinamizar a integração entre estes povos”, diz ele.
Adalberto afirmou que os dois organismos vão examinar também a atividade de intercâmbio por meio de formação e capacitação de quadros políticos, assim como iniciativas como publicações de comum interesse entre elas. Existe a possibilidade de aprofundar no Brasil o pensamento de Mariátegui no Brasil, por exemplo.
Ineditismo
O peruano Ricardo Parodi Buendia afirma que a importância do convênio é considerável, embora num primeiro momento seja apenas um protocolo de intenções, que posteriormente avançará para promover e desenvolver uma série de projetos de estudos na área política, social, econômica e cultural. “A Fundação Maurício Grabois atendeu a gentileza de aceitar e firmar esse convênio, e de forma recíproca, beneficiar ambas as partes”, disse.
Para o secretário de Relações Internacionais do PCdoB e curador da Fundação Grabois, Ricardo Alemão Abreu, o convênio significa a ampliação da cooperação no terreno do intercâmbio teórico entre institutos congêneros ligados a dois partidos comunistas. Ele espera, agora, contribuir para a elaboração de um plano de trabalho anual com o Instituto Mariátegui. “Este é um avanço na cooperação entre brasileiros e peruanos e um passo importante da Fundação Grabois no sentido de, futuramente, buscar novas parcerias internacionais de mesmo tipo”.
O diretor financeiro da Fundação Grabois, Leocir Costa Rosa, comemora o convênio pelo cumprimento de um papel que “está permeado no subjetivo da Fundação, que é promover a integração da América Latina”. Segundo ele, para além do ponto de vista econômico, esse tipo de parceria vai no sentido da integração solidária da América Latina entre correntes de esquerda e de pensamentos comuns que avançam.
Leocir acredita que a Fundação pode contribuir em inúmeras áreas de atuação, promovendo uma aproximação de interesse cultural e social, buscando analisar a realidade do Peru e da América Latina, como um todo. “Temos uma experiência exitosa na Escola do PCdoB, podemos contribuir para a estruturação da instituição com muita experiência, podemos dar uma contribuição importante na área de publicações com uma produção densa, temos a experiência do portal, além de um espaço dedicado à memória comunista, que cabe destaque, contribui para resgatar a memória e a história de todos que lutam pelo socialismo na América Latina”.
Intercâmbio de formação
A reitora da Escola Nacional de Formação do PCdoB, Nereide Saviani, se mostrou entusiasmadas com as novas perspectivas que o convênio abre para a formação comunista. “Do ponto de vista da formação e da propaganda, essa integração é necessária e importante. Esse intercâmbio é parte dos objetivos da nossa escola, de ampliar os seus horizontes tanto no que diz respeito a conhecer como elaborar e formar a militância nesse espírito de integração solidária e democrática.”
De acordo com ela, o próprio programa do PCdoB coloca como um dos pilares do novo projeto nacional de desenvolvimento a integração solidária da América Latina, processo que tem que se dar nos vários planos e aspectos da vida social, cultural, política, econômica, ideológica e teórica. “Um convênio com um instituto como o Mariátegui, que tem os mesmo objetivos de formação teórica, política e ideológica da militância de um partido comunista, é importante como intercâmbio das produções e das análises que são feitas nos diferentes países e também como formação de professores”, explica Nereide.
Conforme esclarece ela, a Escola pode compartilhar experiências de formação de militância e professores, como também compartilhar atividades conjuntas em que professores brasileiros possam contar com os professores peruanos, e vice versa. Essa troca de professores pode se dar tanto em seminários, encontros, como dando aulas nos cursos de ambas as instituições.
“Podemos aproveitar a produção do Instituto sobre a realidade do Peru e sobre o próprio pensamento do Mariátegui, assim como eles em relação a realidade brasileira e o pensamento de Maurício Grabois e outros pensadores e elaboradores brasileiros”.
Nereide antecipa que outros partidos de outros países têm procurado a Fundação Grabois para esse tipo de convênio. “Este será nosso primeiro convênio e protocolo, que nos servirá de piloto para essa articulação maior com os diversos partidos afins, coisa que a gente já faz no Brasil em relação à Fundação Perseu Abramo, faremos com partidos de outros países”.
Difusão de Mariátegui
O historiador Augusto Buonicore destacou o ineditismo do convênio entre a Grabois e um instituto de outro país. “Isto tem a  ver com o projeto do PCdoB de priorizar suas relações políticas  e a troca de experiências e conhecimento nesse campo teórico. É o primeiro passo que a Fundação dá no sentido de ampliar suas relações no campo das ideias e da teoria”.
Mariategui é considerado um dos principais teóricos marxistas da América Latina. Segundo o pesquisador da Fundação Grabois, é um pensador original peruano que não só compreendeu as particularidades de sociedades como a peruana, onde grande parte da população é indígena, como também as peculiaridades da dominação imperialista na América Latina.
“Neste convênio, é estabelecido que a Fundação Grabois passará a divulgar o pensamento do Mariátegui no Brasil. É uma vitória dos peruanos que ajudam a tornar o pensamento dele conhecido no maior país da América Latina, e ao mesmo tempo enriquece o arcabouço de conhecimento no campo do marxismo dos brasileiros”, completa Buonicore.