Poeta Ricardo Flaitt lança O Domesticador de Silêncios
O Centro de Memória Sindical e a Central Força Sindical promovem o lançamento do livro de poesias de Ricardo Flaitt (o Alemão), O Domesticador de Silêncios.
O evento será em 7 de dezembro de 2013, sábado, no Espaço Revista Cult, à Rua Inácio Pereira da Rocha, 400, Vila Madalena, São Paulo-SP, das 14 às 17 horas. Haverá a participação de André Melo, que apresentará versões de poemas musicados e clássicos da MPB.
Daniela Mantarro Callipo:
O surgimento de um novo poeta é sempre motivo de comemoração: a poesia descreve a vida, simplifica-a, reduzindo-a a versos que absorvem todos os conflitos do ser humano. Que dizer, então, quando surge um novo grande poeta?
Neste princípio de século, quantas expectativas! O homem do século XXI vai superar seus antepassados, ou seja, eu, você , nossos pais? Vai conseguir criar máquinas mais potentes, destruir com maior alcance, ser mais rápido, mais ágil, mais esperto, mais?
O jovem poeta responde a essas questões ao contrapor riachos a foguetes, monjolos a mísseis, máquinas de costura a bombas atômicas. Isso quer dizer que o novo século comportará ainda o ser humano mais simples, a Elzinha que cose destinos, o menino que se encontra com as luas minguantes produzidas pelo pai, o marceneiro que vislumbra o belo num pedaço tosco de madeira.
Ricardo Falitt nos lembra que ainda somos seres humanos e o passar do tempo é só o passar do tempo. Ainda cultivamos os mesmos sonhos, as mesmas esperanças, ainda buscamos a tranquilidade e a compreensão da existência.
Daniela Mantarro Callipo é Doutora em Língua e Literatura Francesa pela USP e docente na Universidade Estadual Paulista (UNESP), campos de Assis-SP
Visite o site ricardoflaitt.com.br e siga facebook.com/rFlaitt