Acredita-se que 1 x 0, embora gravado por Pixinguinha e Benedito Lacerda apenas em 1946, tenha sido a primeira música feita no país relacionada ao futebol. Motivo: a vitória contra o Uruguai em 1919, gol de Friedenreich na segunda prorrogação, dando ao Brasil seu primeiro título internacional. 

Dentre tantas outras feitas nas décadas seguintes, ouvem-se aqui Deixa falar, com Carmen Miranda cantando uma alusão à boa campanha na Copa de 1938, e O Brasil há de ganhar, samba de Ary Barroso, na voz de Linda Batista, cuja afirmação não se confirmou em 1950.

A brilhante geração que chegou à música brasileira nos anos 1960 declarou seu amor ao futebol de várias formas. Foram sutilmente críticos, por exemplo, em Aqui é o país do futebol, de Milton Nascimento e Fernando Brant, mas também explicitamente apaixonados, como em O futebol, de Chico Buarque. Também ouvimos no programa trechos de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jorge Ben Jor.

Apresentação: Bia Paes Leme

Edição e sonorização: Filipe Di Castro

Em pouco mais do que três minutos, o programa se vale de canções brasileiras para retratar tipos, situações e histórias da vida brasileira, inclusive histórias das próprias músicas. Vai ao ar aos sábados, às 14h40, na CBN e entra às segundas-feiras de manhã na Batuta.

Para ouvir a Primeira Parte do Programa Música é História – Batuta na CBN, CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO MP3.

Para ouvir a Segunda Parte do Programa Música é História – Batuta na CBN, CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWNLOAD DO MP3.