CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO SOBRE CLÓVIS MOURA

O piso Caio Graco do Centro Cultural São Paulo será o palco de uma homenagem ao pensador radical Clóvis Moura, falecido há 10 anos atrás. Após as mesas de debates que começam às 14 horas, discutindo o impacto de sua obra, haverá um coquetel de lançamento da 4ª edição do seu livro mais famoso, Rebeliões da Senzala, e da revista Princípios dedicada ao pensamento de Clóvis Moura.

O evento é uma promoção da Fundação Maurício Grabois, Seção paulista da FMG e Unegro, com apoio da UJS e ANPG e parceria da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Município de São Paulo.

A edição 129 da revista Princípios traz um encarte especial sobre a vida e a obra de Clóvis Moura. Historiador, sociólogo, jornalista e poeta, o comunista Clóvis Moura — que nos deixou há exatamente uma década — produziu em vida uma extensa obra teórica que é referência para as ciências sociais, sobretudo nos temas ligados à resistência negra no Brasil.

Além de textos e poemas do próprio Clóvis Moura, o encarte traz também entre outros, um artigo/depoimento de sua filha, a historiadora Soraya Moura; uma matéria do jornalista José Carlos Ruy, que conhece a fundo a obra do sociólogo e de quem foi amigo de militância e estudos; e um artigo do presidente da Unegro (União de Negros pela Igualdade), Edson França, que avalia a importância da obra de Clóvis Moura para o movimento negro brasileiro.