DEBATEDORES

Profª. Dra. Carla Ferreira (UFRGS) – Coordenadora da Mesa
Graduada em Jornalismo pela UFRGS, Mestre em História pela UFRGS e Doutora em História pela UFRGS; organizou os livros “Padrão de Reprodução do Capital – Contribuições da Teoria Marxista da Dependência” e “O Brasil Frente à Ditadura do Capital Financeiro: Reflexões e Alternativas”.

Prof. Dr. Luis Augusto Fischer (UFRGS)
Graduado em Letras pela UFRGS, Mestre em Letras pela UFRGS, Doutor em Letras pela UFRGS, Professor associado da UFRGS; autor, co-autor e organizador de diversos livros, entre os quais: “Terra Gaúcha”, “Filosofia Mínima – ler, escrever, ensinar, aprender”, “Dicionário de Porto Alegrês” e “Contra o Esquecimento”.

Prof. Dr. Laurindo Lalo Leal Filho (USP)
Formado em Ciências Sociais pela USP, Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP, Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, realizou pós doutorado no Goldsmiths College da Universidade de Londres; foi Professor na USP nas FIAM/FAAM; atuou nas TV Globo e Bandeirantes, foi editor por oito anos da TV Cultura, é desde 2005 Ouvidor-Geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e diretor-apresentador do programa VerTV, transmitido pelas TV Câmara e TV Brasil;publicou os livros “Atrás das Câmeras – Relações entre Estado, Cultura e televisão”, “A melhor TV do Mundo – O modelo britânico de televisão”, “A TV sob controle – A resposta da sociedade ao poder da televisão” e “Vozes de Londres – Memórias brasileiras da BBC”; vencedor do Prêmio Wladimir Herzog de Anistia e Direitos Humano 2002.

Altamiro Borges
Jornalista, Presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa – Barão de Itararé, autor e co-autor de diversos livros, entre os quais “A ditadura da mídia” e “Sindicalismo, resistência e alternativas”, “Era FHC: a regressão do trabalho”, “Venezuela: originalidade e ousadia” e a “A reforma sindical e trabalhista no governo Lula”.

Bernardo Joffily
Jornalista, foi editor do portal www.vermelho.org.br (entre 2002 e 2009), sendo um dos fundadores do portal, considerado o maior site .org brasileiro. Autor do Atlas Histórico Brasileiro “Isto É Brasil 500 anos (1998)” e da agenda “Brasil outros 500 (2000)”, vice-presidente da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) entre 1968-1970. Trabalhou como radialista na Rádio Tirana (1974-1979) e foi chefe de redação do semanário Tribuna da Luta Operária (1979-1987).

SERVIÇO

O QUE: Seminário “50 anos de Golpe Militar no Brasil” e lançamento do “Livro Negro da Ditadura Militar (Fundação Mauricio Grabois e Editora Anita Garibaldi).
QUANDO: 15 de abril (terça-feira), 18 horas e 30 minutos).
ONDE: Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) – Av. João Pessoa, nº 80.