O Programa de Integração Intrarregional da Amazônia será um dos estudos apresentados na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em Porto Seguro (BA), no período de 3 a 9 de julho. O programa foi criado pela Sudam em 2011, após um longo estudo que mostrou que os estados amazônicos possuem relações comerciais incipientes.

A ideia de apresentar o Programa na SBPC surgiu do Grupo Técnico de servidores que atuou na elaboração do Programa. Segundo a servidora Narda Gomes, o objetivo é ampliar a discussão desta temática e divulgar o Programa entre os pesquisadores que participam da entidade. “O programa é o primeiro a analisar a relação intracomercial do mercado amazônico, um estudo inédito que mostrou que as compras e vendas são praticamente inexistentes”, lembra Narda. Além disso, a divulgação dos trabalhos da Instituição é uma excelente estratégia para o seu fortalecimento, por compartilhar e articular com diferentes instituições nacionais, unindo esforços e reduzindo desperdício de tempo e recursos.

Além de mostrar o baixo índice de compras e vendas amazônicas, o estudo apresenta os entraves e soluções para o aumento das relações comerciais. O resumo exigido do Programa foi aprovado pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), o que comprova o reconhecimento da importância da participação da Sudam no evento. “Ficamos muito felizes de ter a nossa proposta selecionada entre as pesquisas mais importantes do país que participarão da reunião”, diz Narda.

Voltada para a comunidade acadêmica, a SBPC vem institucionalizando a ciência no Brasil nas mais diferentes áreas do conhecimento, mediante a realização de eventos nacionais e internacionais, o incentivo à criação de diferentes órgãos de excelência, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), além do lançamento da revista Ciência Hoje e do Jornal da Ciência.

Além de Narda Gomes, participaram da elaboração do Programa os servidores Elizete Gaspar, Edelvira Sinimbu e Rinaldo Moraes. A apresentação da Sudam na SBPC acontece no dia 6 de julho. O estudo completo do Programa de Integração Intrarregional da Amazônia pode ser acessado CLICANDO AQUI