Um ato político cultural com convidados do meio político e artistas de expressão nacional marcará a comemoração de 95 anos do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na cidade onde a organização foi fundada em 1922, Niterói. O Teatro Popular Oscar Niemeyer foi o espaço locado para o evento, que ocorre neste sábado (25), a partir das 15h, local onde também será realizada exposição da Fundação Maurício Grabois sobre os 95 anos do PCdoB. Quem não puder comparecer ao local, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo link bit.ly/PCdoB95anos.

A atividade tem caráter nacional e consistirá em um espetáculo multimidiático e composto por diversas linguagens artísticas sob o tema “95 anos imprescindíveis, em defesa do Brasil e da democracia”. No foyer de entrada do teatro, uma exposição com fotos e relatos de momentos relevantes da história do PCdoB elaborada e produzida pela Fundação Maurício Grabois. No palco, estarão quadros do partido, parlamentares, artistas e autoridades – nomes como dos músicos e compositores João Donato e Flávio Renegado estão confirmados. Acima do grupo de convidados, um telão onde serão projetadas as imagens que conduzirão a narrativa audiovisual. O ato contará com falas de oradores, personagens históricos como mestres de cerimônia, números musicais, apresentações audiovisuais, trechos de poesias e cortejos.

Ao longo do ato, entremeados com as falas dos oradores, serão apresentados números musicais e momentos importantes da trajetória do PCdoB, relacionados com a história das lutas do Brasil. A trilha sonora terá como base grandes obras da música brasileira e haverá pequenos recortes de vídeos históricos. Ainda, serão colocados em cena alguns dos e das protagonistas desta história, dando vida a personagens como Astrogildo Pereira, um dos fundadores do PCdoB.  E toda essa descrição é só um aperitivo, o roteiro reserva algumas surpresas que prometem emocionar cada participante.

Serviço:

Ato político cultural de 95 anos do PCdoB

95 anos imprescindíveis, em defesa do Brasil e da democracia

Sábado, 25 de março

15h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer

(Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói)

Veja também:

Manifesto Comemorar os 100 anos da Revolução Russa e os 95 anos do PCdoB

Evento 95 anos imprescindíveis, em defesa do Brasil e da Democracia!