A bela e longeva história de lutas do PCdoB, que completa 100 anos na próxima sexta-feira (25), ganhou um novo instrumento narrativo. Nesta segunda-feira (21), foi lançado em live via redes sociais o curta-metragem “Feito de Amor e Coragem”, realizado pela Fundação Maurício Grabois.

Com pouco mais de 21 minutos, o filme foi feito no estilo docdrama, misturando documentário e ficção. A direção ficou a cargo de Zé Eduardo Miglioli, com roteiro assinado por Guido Bianchi, dirigente do PCdoB-PE; Adalberto Monteiro, secretário nacional de Formação e Propaganda do partido; Tiago Delácio e Rafael Buda.

Ao falar sobre o curta, em vídeo exibido durante o lançamento, a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, destacou: “Ficou muito bacana, bem cuidadoso e procurando retratar essa bela história do nosso glorioso PCdoB”.

Luciana salientou que o objetivo agora é reproduzir o filme “em todos os lugares possíveis para que as pessoas possam, cada vez mais, compreender a dimensão histórica desse partido que luta pelo socialismo”. O curta está sendo disponibilizado para ser assistido pelas redes e exibido pelo país.

Concepção e realização

Antes da exibição do filme, a live — que contou com a participação de Guido Bianchi, Adalberto Monteiro e a apresentação do jornalista Osvaldo Bertolino — tratou de como foi a sua concepção e a realização. “O cinema pernambucano vem de longe e se desenvolveu bastante nos últimos 20 anos. Todo trabalho audiovisual é feito em equipe e conseguimos arregimentar um conjunto de profissionais, alguns militantes da área”, contou Guido Bianchi.

Além disso, acrescentou, “alguns profissionais são do campo da esquerda e isso facilitou muito o engajamento deles no projeto, o envolvimento de todos com o objetivo de fazer da melhor maneira possível”.

A escolha do estilo, que mistura documentário com dramaturgia, foi uma forma de apostar numa linguagem de alcance mais amplo, para diferentes públicos. Para Guido, o foco central é possibilitar que “as pessoas não só conheçam a história do PCdoB, mas se encantem com o partido. Por isso fizemos esse curta com um toque de leveza, para falar de um assunto que, para muita gente, é áspero”.

Adalberto Monteiro apontou que ao contar um século de lutas em 21 minutos, cada minuto do filme “é como um favo de mel, e cada favo tem alta concentração de néctar, de trabalho, de sentimentos, de razão, de emoção, de histórias, de luta. O curta, cujo desafio foi apresentar uma história de cem anos, tem o ritmo de uma saga heróica, épica”.

O secretário de Formação e Propaganda concluiu dizendo: “minha impressão, ao assistir o filme, é a de que trata-se de uma história realizadora, de colheitas, de lutas e de muitas realizações. O vídeo mostra que os comunistas ajudaram a construir o Brasil”. A obra, destacou, “nos convida a percorrer a nossa saga, com os pés ficados no presente, mas mirando o futuro”.