Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Conselho Curador ratifica novos nomes na direção da Fundação Maurício Grabois

11 de maio de 2023

Comitê Central do PCdoB aprova mudanças na diretoria da Fundação Mauricio Grabois

Por Osvaldo Bertolino

A presidenta do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Luciana Santos, indicou, na reunião do Comitê Central entre os dias 5 e 7 de maio, os nomes para a recomposição da Diretoria Executiva e do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois. Ela explicou que não se trata de eleição de um novo mandato, mas de medidas para recompor a direção até às próximas eleições, em março de 2024. Pelos Estatutos da Fundação, cabe ao Comitê Central, ou à Comissão Política Nacional do Partido, indicar os nomes ao Conselho Curador, a quem cumpre a deliberação final, decisão ratificada no dia seguinte ao término da reunião do Comitê Central.

Luciana apresentou Adalberto Monteiro, ex-presidente da Fundação, para substituir Renato Rabelo, que renunciou para se dedicar a tratamento de saúde. Ela destacou a larga experiência de Adalberto, um profundo conhecedor da Fundação. “Julgamos que, nestas circunstâncias, ele é o nome mais apropriado para concluir, completar o mandato em curso”, afirmou.

A apresentação prosseguiu com o nome de Maria Aparecida Pedrosa Bezerra, “a consagrada poeta, escritora, Cida Pedrosa, vereadora do Recife”, membra do Comitê Central, indicada para a Diretoria de Cultura. Outra indicação foi de Olgamir Amancia de Oliveira – ex-secretária da Mulher do Distrito Federal, professora da Universidade de Brasília (UnB), na área de Políticas Públicas e gestão em Educação, também membra do Comitê Central –, para a Diretoria de Políticas Públicas.

Completando as indicações de mulheres, Luciana apresentou Ilka Dias Bichara – professora titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da qual foi diretora do Instituto de Psicologia, com larga atuação no trabalho de formação do Partido, membra do Comitê Estadual da Bahia – para a Diretoria de Formação.

Luciana apresentou também o nome de José Antônio Bertotti – professor, pesquisador do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia Atualmente exerce a função de Pesquisador em Inovação no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ex-secretário secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e secretário de Ciência e Tecnologia, também de Pernambuco – para a Diretoria de Temas Ecológicos e Ambientais.

Para o Conselho Curador, o nome indicado foi o de Jorge Alves de Almeida Venâncio, médico, membro do Conselho Nacional de Saúde (2007-2023), coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa Conepe (2013-2022), assessor da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), membro do Comitê Central. Nivaldo Santana – ex-deputado estadual em São Paulo, professor da Escola João Amazonas, secretário sindical, membro da diretoria da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CTB) – foi indicado para presidir o Conselho, do qual já era membro.

Três razões motivaram as propostas, segundo Luciana: a renúncia do presidente, Renato Rabelo (para tratamento de saúde), a inclusão de mais mulheres e o deslocamento de quadros para assumir funções no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela comentou também as indicações de mulheres. “Pelos nomes, pelo currículo delas, saltam aos olhos, mais uma vez, esse tesouro de nosso Partido: um elenco mulheres de destacadas qualidades, lideranças nas diferentes esferas da sociedade.”

Luciana sugeriu ao Conselho Curador e à direção da Fundação a criação de duas novas diretorias: a de Estudos e Cooperação Internacional e a de Políticas para o desenvolvimento. “A temática internacional, a geopolítica, as mudanças de um mundo em transição e de múltiplas crises do capitalismo, os desafios de uma política externa soberana, os processos de integração na América Latina, a cooperação internacional entre os partidos e organizações de nosso campo político justificam, ao nosso ver, a criação da diretoria de estudos e cooperação internacional. Esse tema, já vem sendo debatido, examinado, e maturado na Fundação e na esfera do Partido”, comentou. Para a função, Luciana sugeriu Ricardo Abreu Alemão, ex-secretário de Relações Internacionais do Comitê Central, “um quadro que julgamos credenciado a ser titular dessa nova diretoria”.

Sobre a Diretoria de Políticas para o Desenvolvimento, Luciana explicou que o nome é provisório e deriva do conteúdo do trabalho da cátedra Cláudio Campos, focado no desenvolvimentismo e, por extensão, no cerne do Programa do PCdoB: a luta por um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, como caminho brasileiro para o socialismo. “Temos a convicção de que a camarada Rosanita Campos, que dirige com o êxito a cátedra Cláudio Campos, tendo estado à frente de publicações e seminários relevantes acerca dos desafios da reconstrução do Brasil e do desenvolvimento soberano, está credenciado a ser primeira titular dessa futura diretoria”, afirmou.

Luciana enalteceu o trabalho realizado pelos que deixaram suas funções: Luciano Rezende, da Diretoria de Meio Ambiente; Rubens Diniz, da Diretoria de Políticas Públicas; Javier Alfaya, da Diretoria de Cultura; e Luís Fernandes, membro do Conselho Curador e seu presidente.

Tags