Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Um balanço das atividades da FMG em 2023

20 de dezembro de 2023

Um resumo das atividades da Fundação Mauricio Grabois no ano de 2023

O ano de 2023 foi rico em atividades para a Fundação Mauricio Grabois. Foram muitos seminários realizados e livros lançados. A revista Princípios manteve sua nova fase com sucesso e a ação da comunicação teve como resultado um crescimento da influência da FMG nas redes sociais.

Abaixo registramos um balanço de algumas das atividades realizadas pela FMG ao longo desse ano.

Crescimento da comunicação nas redes sociais

O ano de 2023 marcou o crescimento da comunicação da FMG nas redes sociais. Hoje, a TV Grabois, canal da FMG no Youtube, possui 128 mil inscritos, o que a posiciona como o maior canal de uma fundação partidária brasileira no Youtube.

Em 2023 a TV Grabois lançou alguns novos programas que contribuíram com esse processo como a Live do João – programa dirigido pela Escola Nacional de Formação do PCdoB -, o Olhar Progressista – comandado pelo jornalista Osvaldo Bertolino -, o Travessias com Cida Pedrosa e o Almoço Grátis apresentado pelo economista Diogo Santos.

Além desses programas, todas as atividades da FMG têm sido transmitidas ao vivo pela TV Grabois.

No Instagram, a FMG possui cerca de 19 mil seguidores, o que também a posiciona como a maior conta de fundação partidária brasileira nessa plataforma. No Facebook, a FMG também possui 19 mil seguidores. Já no Twitter, a FMG ocupa a segunda posição com cerca de 10 mil seguidores.

Lançamento de livros

Entre os muitos livros que a FMG lançou em 2023 merecem destaque a biografia de João Batista Lemos intitulada “Memórias Vermelhas“, o livro de Fábio Palácio “Sob o céu de junho: as manifestações de 2013 à luz do materialismo cultural”, o livro sobre Cipriano Barata – Barata: confissões – escrito por Bernardo Joffily e o livro com textos reunidos de Mauricio Grabois.

O grande destaque editorial de 2023, no entanto, fica pelo lançamento do Livro organizado por Adalberto Monteiro e Fernando Garcia que conta a história de cem anos do Partido Comunista do Brasil por meio de imagens. Trata-se de “Cem anos de amor e coragem pelo Brasil”.

Revista Princípios

A revista Princípios teve continuidade em sua nova fase como periódico científico reconhecido pela CAPES. Em 2023, foram lançados três números da revista: 166, 167 e 168.

A edição 166 da Princípios apresentou o dossiê temático “Classes sociais no Brasil contemporâneo”, organizado pelo professor doutor Máximo Augusto Campos Masson (UFRJ). 

Em sua edição 167, a Princípios trouxe o dossiê “Sentidos de Junho: as manifestações de 2013 e o processo político brasileiro”, organizado pelo Prof. Dr. Fábio Palácio (UFMA), reunindo artigos que interpretam com base na teoria marxista os sentidos e as motivações daquele processo, suas formas orgânicas, reivindicações e propostas.

Já o número 168 será lançado em breve com o dossiê temático “Desafios do governo Lula: democracia, reconstrução e desenvolvimento”, organizado pelo professor doutor Nilson Araújo de Souza (Unila).

Realização de seminários

O ano de 2023 também foi repleto de seminários organizados pela FMG. O primeiro deles teve início em março e foi intitulado O nacional-desenvolvimentismo e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento.

O segundo foi o Seminário 100 + 50: Desafios do governo Lula, que aconteceu em maio e contou com diversas mesas ao longo do mês.

Um terceiro grande seminário ocorreu entre outubro e dezembro tendo como tema “O nacional-desenvolvimentismo, a reconstrução nacional e o governo Lula”. A primeira mesa realizada em outubro tratou de uma visão geral do tema da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Em novembro foi a vez da mesa Ciência Tecnologia e Inovação – A questão da Defesa e a Transição Energética. Por fim, a última mesa em dezembro foi intitulada Política, economia e reindustrialização: trabalho em emprego em novas bases tecnológicas.

Renovação da direção e das seções estaduais da FMG

Neste ano, a FMG renovou sua direção que passou a ser presidida por Adalberto Monteiro.

Foram renovadas ainda algumas de suas seções estaduais. Isso foi o que aconteceu em Alagoas e no Rio Grande do Sul.

Tags