Boas vindas ao Portal Grabois, conheça nossa marca
O que você está procurando?

Walter Sorrentino assume a presidência da Fundação Maurício Grabois

19 de março de 2024

Sorrentino vai substituir o atual presidente, Adalberto Monteiro, que passará a integrar o Conselho Curador da FMG.

O vice-presidente nacional do PCdoB Walter Sorrentino assumirá, no próximo dia 1º de abril, a presidência da Fundação Maurício Grabois (FMG). O mandato será de dois anos (2024-2026). Sorrentino vai substituir o atual presidente, Adalberto Monteiro, que passará a integrar o Conselho Curador da FMG.

“Tivemos a honra e a responsabilidade de, no último ano, concluir o mandato de presidente da Fundação até então exercido por Renato Rabelo, que teve de se afastar para tratamento de saúde. Apoiado no conjunto de diretoras e diretores e demais integrantes dos órgãos de direção da Grabois, fizemos o máximo para dar sequência ao fortalecimento de nossa instituição”, afirma Adalberto. “Temos a expectativa e a convicção de que agora, sob a presidência de Walter Sorrentino, a Grabois poderá ter um novo capítulo de boas colheitas.”

Sorrentino também destaca a importância de fortalecer cada vez mais a FMG como uma “referência do pensamento marxista” no Brasil. A Fundação é responsável por órgãos como a Escola Nacional de Formação João Amazonas, a Editora Anita Garibaldi, a Cátedra Cláudio Campos, a Revista Princípios e o Centro de Documentação e Memória (CDM).

“O centro de nossos esforços durante o próximo mandato será o de atualizar o Programa do PCdoB para o País, até o 16º Congresso do Partido, em 2025”, diz Sorrentino. “Espero realizar um trabalho coletivo de releitura da realidade do mundo e do Brasil, de nossa sociedade e nosso povo, das agruras e impasses do capitalismo brasileiro e mundial para formular uma nova proposição para a necessária revolução brasileira. Para isso, vamos manter interlocução com o pensamento mais avançado do País – do partido e fora dele.”

Segundo Sorrentino, a composição definitiva da diretoria da FMG (gestão 2024-2026) será efetivada nas próximas semanas e apresentada ao Conselho Curador da FMG. “Será reforçada a equipe atual para um ainda maior protagonismo da luta de ideias como uma luta diretamente política para reunir as forças sociais e intelectuais progressistas em torno de um projeto nacional desenvolvimentista soberano, democrático e popular.”  

A FMG foi instituída, formalmente, em 2 de abril de 2008, quando o PCdoB transformou seu Instituto Maurício Grabois (IMG), existente desde 1995, em fundação partidária. O nome da entidade homenageia Maurício Grabois, que foi líder da bancada comunista na Assembleia Nacional Constituinte de 1945-1946. Grabois foi morto pela ditadura militar na Guerrilha do Araguaia.

Tags