Textos a divulgar

“Tenho lido a revista Princípios. Muito boa. Gostaria de saber a possibilidade de envio por correio eletrônico dos seguintes textos/artigos publicados no número 75:
1. “A economia do império e o império da economia”;
2. “A era Vargas e os desafios da nação”;
3. “Olga: revolucionária, sem perder a ternura”;
4. “Olga, uma paixão humana”.
Assim, poderei enviar a mais pessoas e, conseqüentemente, fazer propaganda da revista”.
João Pedro Stédile
Coordenador Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra – São Paulo/SP

As sobras de um regime injusto

“(…) Esta é a verdadeira cara de nosso planeta no século XXI: fome exclusão social e miserabilidade, batendo recorde e mostrando como o capitalismo é cruel com a maioria dos terráqueos. Dados do Banco Mundial (1985) mostram que 2,8 bilhões de pessoas são subalimentadas, ou seja, quase 55% da humanidade são desnutridos. Uma das desculpas é de que não existe alimento para suprir a necessidade da população mundial – o que é uma mentira, criada pelos burgueses e latifundiários, pois é provado que a produção de alimentos tem um excedente de 3%, enquanto o crescimento demográfico gira em torno dos 2%. Outro mito diz que não existe terra suficiente para produzir alimentos – o que, na verdade, é outra mentira, pois, segundo estimativa, existe 1,5 bilhões de hectares férteis para cultivo no mundo quando, no entanto, menos da metade dessa área é usada para produção de alimentos.
Estes e outros números mostram que o capitalismo é um regime de facetas diabólicas, pois, enquanto milhões de seres humanos morrem de fome, milhares de invenções inúteis surgem prendendo a atenção das pessoas que preferem ver uma lata andar, jogar pingue-pongue ou um foguete ir à lua a assistirem a realidade terrestre: uma criança agonizando de fome, sendo atentamente acompanhada ao olhar de um abutre, esperando a hora do banquete que está para chegar.”
Tiago Eloy Zaidan
Maceió/AL

Contato

“Sou assinante da Princípios e professor de História do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes. Escrevo a vocês porque não sei como fazer contato diretamente com o Prof. Olival Freire Jr.
Tendo lido o seu artigo, `Ciência e Filosofia na Experiência Socialista`,, publicado no nº 21 da revista, desde então venho tentando conseguir cópia da dissertação de mestrado e da tese de doutorado do professor Olival, sem sucesso até o momento. Como este tema muito me interessa, dirijo-me a vocês, por carta, na expectativa de que consigam para mim o material pleiteado. É claro que me disponho a cobrir os custos de correio. Se preferirem podem enviar-me pela internet (…).”
Luiz Cláudio Duarte.
Campos/RJ

EDIÇÃO 76, DEZ/JAN, 2004-2005, PÁGINAS 82