A Conae é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que será antecedida de conferências municipais, intermunicipais e estaduais. “Ao incluir trabalhadores, gestores, estudantes, conselhos de educação, associações de pais de alunos, centrais sindicais, entidades empresariais, movimentos sociais, Ongs, representações legislativas, entre outros tantos, a Conae poderá ser resultado de avaliações, opiniões e propostas da sociedade brasileira”, diz a diretora de Formação da Fundação Maurício Grabois, Nereide Saviani.

Segundo ela, o papel estratégico da educação no projeto de desenvolvimento nacional faz do Conae uma atividade que merece grande atenção. “É um espaço social de discussão da educação brasileira, articulando os diferentes agentes institucionais, da sociedade civil e dos governos, em prol da construção de um projeto nacional de educação e de uma Política de Estado”, explica.

Segurança

A Conferência de segurança terá a participação de amplos segmentos da sociedade. Sua meta principal é alterar o paradigma da segurança pública. A fim de contribuir com o êxito desta iniciativa, a Fundação Maurício Grabois realizará uma mesa redonda, em Brasília, no dia 16 de abril, onde será discutido o tema “Democracia e Segurança Pública”.

O texto-base elaborado pelo Fórum Nacional Preparatório para a Conferência também será examinado. Aldo Arantes, membro da diretoria que representará a Fundação Maurício Grabois, diz que a gravidade do tema exige “uma mudança de política e uma alteração estrutural do aparato repressivo do país”.