A secretária executiva da Convenção Marco das Nações Unidas para a Mudança Climática (UNFCCC), Christiana Figueres, declarou nesta sexta-feira que as negociações para a renovação do Protocolo de Kyoto “avançaram muito” nos últimos dias.

“Nesta semana ficamos otimistas porque houve um progresso muito bom”, afirmou Christiana em declarações à agência Efe no Centro Internacional de Conferências (ICC) de Durban, que recebe a 17º Cúpula da ONU sobre Mudança Climática (COP17).

Assinado em 1997 e em vigor desde 2005, o Protocolo de Kyoto é o único tratado legalmente vinculativo que fixa obrigações aos países desenvolvidos para a redução de emissões de gases do efeito estufa. No entanto, o primeiro período deste protocolo termina no final de 2012,, e sua renovação, que deveria começar a ser aplicada a partir de 2013, ainda não foi confirmada.

“A pergunta não é se vai haver um segundo período, mas o que será aprimorado”, afirmou Christiana. Segundo a secretária executiva do UNFCCC, as decisões serão tomadas pelos ministros dos diversos países que participam do evento a partir do próximo dia 6, quando começam as reuniões de alto nível.

“Essa conversa ainda não está definida porque será um debate entre ministros. Porém, o fato de estarem debatendo como será desenvolvido o segundo período do protocolo já é um grande passo”, declarou. Questionada se Canadá, Rússia e Japão, países reticentes à assinatura do segundo período do Protocolo de Kyoto, solicitaram sua retirada formal do tratado, Christiana respondeu que não recebeu nenhuma notificação oficial.

 

___________

 

Fonte: Observarário do Redd