Atuando no PC do Brasil desde os anos 1930, eles protagonizaram episódios como a resistência antifascista no Estado Novo, a Constituinte de 1946, a luta contra a ditadura e a Guerrilha do Araguaia, entre muitos outros. Unidos na mais profunda amizade, forjada em anos de parceria nos combates políticos e na elaboração de ideias, Amazonas e Grabois destacaram-se nas lutas pela democracia, pela soberania nacional e pelos direitos dos trabalhadores. Ergueram alto a bandeira da revolução e do socialismo em nosso país.

O PCdoB, orgulhoso dos feitos de seus próceres, convida seus dirigentes e filiados, bem como as lideranças políticas, sociais e culturais do mundo democrático e progressista, a participarem do ciclo de homenagens a duas reconhecidas lideranças políticas de nossa história republicana.

Sessão solene na Câmara dos Deputados
Data: 9 de novembro de 2012
Horário: 15h
Local: Plenário Ulysses Guimarães
Brasília – DF

Sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo
Data: 29 de novembro de 2012
Horário: 19h
Local: Salão Nobre
São Paulo – SP

Nas duas solenidades haverá o lançamento dos livros Meu verbo é lutar – A vida e o pensamento de João Amazonas, de Augusto Buonicore e Maurício Grabois – Uma vida de combates, de Osvaldo Bertolino.

Renato Rabelo, presidente nacional do PCdoB, autografará o livro PCdoB: 90 anos em defesa do Brasil, da democracia e do socialismo.