Às Comissões Políticas dos Comitês Estaduais

Aos secretários estaduais de Organização e de Formação e Propaganda,

Estimados (as) camaradas,
Neste ano de 2013 o nosso Partido realizará o seu 13º Congresso, durante o qual, como tem sido a praxe, debateremos o balanço geral do último período, passando em revista os projetos desenvolvidos, êxitos e limitações, bem como desenvolveremos um amplo processo de análise sobre a realidade e dinâmica da luta política e ideológica em nosso tempo e aprovaremos as linhas mestras para a ação partidária nos próximos anos. Com sua realização prevista para o segundo semestre, envolvendo reuniões, assembleias e diversas outras atividades desde a base até a plenária final do Congresso, reunindo delegados(as) de todo o país, o 13º Congresso será a grande atividade do PCdoB em 2013 e para a sua implementação e desenvolvimento cada camarada está desde já convocado(a) a empenhar-se intensamente nesse grande movimento coletivo que visa, principalmente, a fortalecer e preparar o nosso Partido para os novos embates políticos e ideológicos.


Tendo esse elemento como pressuposto, as Secretarias Nacionais de Formação e Propaganda e de Organização compreendem que os diversos debates centrais do Congresso poderão ser potencializados, enriquecidos, dinamizados e mobilizadores na medida em que a militância de base e quadros intermediários compreendam melhor os elementos fundamentais do pensamento do PCdoB sobre a realidade brasileira e mundial, bem como o nosso projeto político central, conforme o que está expresso no Programa Socialista do PCdoB. Estudar o Programa, compreendê-lo, debatê-lo e divulgá-lo amplamente dentro e fora das fronteiras partidárias permitirá ao conjunto do Partido ter uma participação ainda mais qualificada nos debates congressuais e na elaboração dos nossos projetos específicos para os próximos anos.


Conclamamos, portanto, as direções dos Comitês Estaduais, em particular as respectivas secretarias de Formação e de Organização, a juntas desenvolverem neste primeiro semestre um amplo trabalho de retomada do CPS (Curso do Programa Socialista), a ser desenvolvido massivamente junto aos atuais comitês municipais e à base militante, movimentando desde já esses dois setores fundamentais do PCdoB e preparando-os de modo mais intenso para os trabalhos congressuais. Sendo um curso de rápida implementação e voltado para o estudo do Programa, o CPS é um poderoso instrumento de formação e de mobilização da base partidária e deve ser tratado como prioridade nos próximos meses. Permanece a orientação para que cada camarada que participe do CPS seja devidamente cadastrado(a) para prosseguir de modo mais aprofundado com o estudo do Programa no ambiente virtual da Escola Nacional.


Além de cumprir o papel fundamental de apresentar de forma didática o nosso Programa Socialista, o CPS é parte integrante da estrutura de cursos da Escola Nacional e cria uma grande demanda para os cursos posteriores, em particular para o Curso de Iniciação ao Marxismo Leninismo (CIM), cuja nova fase será iniciada no próximo mês de março, contando já com atividades preparatórias e complementares, no ambiente virtual (web aulas, orientação de estudo, fórum de discussão). A conjugação do CPS com o CIM, que compõem o Nível I da Escola Nacional, representará um grande salto quantitativo e qualitativo para a formação política e ideológica das nossas bases militantes e, sem dúvida, alavancará significativamente o debate geral do 13º Congresso. Essa articulação e as orientações sobre a implementação do CIM serão encaminhadas em breve pela coordenação da Escola Nacional.


De imediato, conclamamos as direções estaduais a elaborarem plano conjunto (Secretarias de Formação e Propaganda, Organização/Departamento de Quadros, Finanças e Comunicação), fazendo constar: as prioridades; um calendário factível; os recursos materiais e financeiros necessários – incluindo material de divulgação e meios de convocação; a seleção de quadros que possam atuar como formadores(as) – entre os(as) que participaram de cursos dos Níveis II e III, além de dirigentes estaduais e municipais. Nos processos de elaboração, execução e avaliação do plano – bem como na garantia de envio dos dados de cursos realizados e cadastros de participantes à direção da Escola Nacional – é altamente necessário o envolvimento dos(as) presidentes dos Comitês Estaduais e respectivas Comissões Políticas.


Esse amplo movimento formativo precisa ser compreendido também como um passo importante para que as novas direções dos comitês intermediários a serem compostas durante o processo congressual sejam integradas por camaradas que conheçam adequadamente o Programa partidário, as nossas bandeiras de luta centrais e os elementos básicos e fundantes da nossa ideologia transformadora. Formar massivamente a militância e as futuras direções intermediárias é tarefa das mais relevantes e deve estar no centro do trabalho das direções estaduais desde já e até o término do nosso 13º Congresso.

São Paulo, 18 de fevereiro de 2013.

Adalberto Monteiro
Secretário Nacional de Formação e Propaganda


Walter Sorrentino
Secretário Nacional de Organização