Lançamento nacional será no dia 11 de março, em São Paulo (veja ao final desta nota), com a presença do ex-presidente Lula e transmissão direta pela TVLD, www.linhadireta.org.br (evento poderá ser assistido também no www.fpabramo.org.br)

Enquanto o Brasil passa por um momento emblemático no campo social, impulsionado pela melhora de índices ligados à situação econômica da população mais pobre durante os dez anos de governo democrático e popular liderado pelo PT, as primeiras obras de análises e prospecções de futuro pautadas nestas evoluções tomam corpo, chamando para si a responsabilidade da documentação histórica e sedimentação de ideais rumo a um amanhã próspero. Esse é o caso do livro ‘Um Salto Para o Futuro: Como o Governo Lula colocou o Brasil na rota do desenvolvimento’, do escritor, professor de língua portuguesa, sindicalista e ex-ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci. No dia 11 de março (segunda-feira), o lançamento no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A obra apresenta de forma concisa como o governo Lula enfrentou um cenário estagnado, cheio de suspeitas, para evoluir em um ciclo de desenvolvimento. O país conheceu um processo de ascensão social contínuo, gerando oportunidades educacionais, políticas sociais e tecnológicas, tornando-se um influente ator mundial. Este período resgatou a nação da sina de “país do futuro”, atraindo holofotes para o presente. No decorrer da narrativa de Dulci a atuação do comando nacional no governo Lula ganha destaque em sua relação de oposição ao dogmatismo neoliberal onipresente até então.

O autor se aprofundou em sua experiência como ministro para apresentar ao leitor as nuances políticas adotadas entre 2003 e 2010 e que continuam em pauta no governo Dilma. O livro legitima os caminhos adotados no enfrentamento das dicotomias entre estabilidade e crescimento; exportação e mercado interno; mercado e Estado; econômico e social; capitalismo de ponta e desenvolvimento regional; integração subalterna e isolamento internacional; democracia representativa e participação social etc. Essas ciladas foram suprimidas para deixar um legado de êxito econômico e social compartilhado.

O estudo histórico de um determinado período curto do Brasil, tal qual o livro apresenta, serve-nos em favor da criação de um olhar clínico e crítico. A obra é uma introdução ao estudo sobre mudanças na direção em que um país é construído coletivamente, ou seja, pelo povo e para o povo. Isso não quer dizer que a rédea não precisa ter um controle firme, direcionado e preparado.

Com a devida importância dada ao fortalecimento de órgãos da administração pública (tais como Ibama, Incra, Polícia Federal, Funai, Ipea, Enap, IPHAN, Conab etc.) e programas instaurados ou restaurados em prol da sociedade e da economia (PAC, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Luz para Todos, Prouni, Pontos de Cultura etc.) a obra de Dulci penetra a caminhada de recuperação contra o esvaziamento político e esgotamento das funcionalidades operacionais de braços governamentais fundamentais para a inserção dos mais diversos grupos de interesse às resoluções federais.

Por fim, vale a reflexão proposta no decorrer de ‘Um Salto Para o Futuro: Como o Governo Lula colocou o Brasil na rota do desenvolvimento’, na qual coloca-se o engajamento governamental nas lutas pelas liberdades democráticas como principal fator de sucesso nacional perante o povo brasileiro e, por que não, perante o mundo.
Lançamentos:

07/03 (quinta-feira) – 18hs –  no salão nobre da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, BH/MG). Promoção: Editora Fundação Perseu Abramo e Diretório Estadual do PT de Minas Gerais.


11/3 – segunda-feira – 19hs – Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo/SEESP (Rua Genebra, 25, Bela Vista – São Paulo/SP), com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Promoção: EFPA e Instituto Lula, com apoio do SEESP
Informações: [email protected] ou (11) 5571-4299 Ramal 143 (com Reinaldo Reis)

Conheça o livro “Um salto para o Futuro – Como o governo Lula colocou o Brasil na rota do Desenvolvimento”, de Luiz Dulci

Com informações da Editora Fundação Perseu Abramo